Entre tantas riquezas, a culinária é destaque no Seridó potiguar e, entre outras iguarias, Caicó fez fama com a carne de sol e seus queijos, alguns já premiados internacionalmente. Com esse prestígio a cidade agora está na rota dos grandes festivais gastronômicos do estado “O propósito é movimentar a economia local e fortalecer a imagem de Caicó enquanto importante destino turístico gastronômico do RN”, destaca Diego Vale, idealizador e um dos organizadores do Festival que teve o projeto executado pela agência Referência.
O primeiro Festival Gastronômico de Caicó começou no dia 22 de outubro com o Circuito de Restaurantes que termina nesta quinta-feira (02). Para essa primeira etapa, 16 estabelecimentos de alimentos e bebidas da cidade produziram pratos inéditos com três ingredientes obrigatórios: carne de sol, queijo de Caicó e um terceiro ingrediente característico da cozinha potiguar. As preparações foram divididas em três categorias: entrada/petisco, prato principal e sobremesa. Os próprios clientes dos estabelecimentos compram os pratos e votam para eleger os vencedores do Festival Gastronômico.
A segunda etapa do evento acontece em praça pública a partir desta sexta-feira (03). A programação, que acontece até sábado, na praça Monsenhor Walfredo Gurgel, inclui concurso gastronômico no formato Cozinha Show, além de oficinas e palestras sob o comando de grandes nomes da gastronomia seridoense e potiguar.
No Espaço Sebrae, a produção de queijo quente vai acontecer ao vivo na sexta e no sábado, com a presença da chef Adriana Lucena. Na sexta-feira, o Espaço também recebe um bate-papo sobre Cervejas Artesanais com Agaildes Sampaio e Allyson Souza.
Festival da Cachaça terá stand da Rota da Cachaça Potiguar
Durante o Festival Gastronômico de Caicó, nos próximos dias 3 e 4 de novembro, a agência Acauã estará na Praça Monsenhor Walfredo Gurgel lançando o stand da Rota da Cachaça Potiguar e apresentando algumas das principais cachaças produzidas no estado. Além da comercialização de cachaças artesanais, a programação do stand contará com exibição da websérie Rota da Cachaça Potiguar, palestras, oficinas com mixologista e bartender.
A Rota da Cachaça é fruto de um trabalho desenvolvido pelo caicoense José da Paz Dantas (Paizito). Durante os estudos no mestrado em Turismo (PPGTUR – UFRN), Paizito dedicou-se ao tema da cachaça, que resultou na dissertação “Um brinde a cachaça: O patrimônio histórico cultural e seus usos turísticos nos alambiques do Rio Grande do Norte”. A partir da agência Acauã Turismo o trabalho deu origem a Rota da Cachaça Potiguar, que já conta com a comercialização de pacotes de viagens que tem como atrativos os alambiques e engenhos do RN.
Já confirmaram participação: Alambique Samanaú (Caicó-RN) com a cachaça Samanaú; Engenho Olho D’água (São José de Mipibu – RN) com a cachaça Mipibu; Engenho Mucambo (Goianinha-RN) com as cachaças Mucambo e Maria Boa; Engenho Fulô do Mato (Açu-RN) com a cachaça Fulô do Mato; e engenho da Cachaça Serra de Martins.
O Festival Gastronômico de Caicó é uma realização da Agência Referência, com apoio do Sebrae, Universidade Potiguar, FESPEG e cerveja Spaten. O patrocínio é do Programa Cultural Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Governo do RN, Supermercado União – Rede Seridó, Queijaria Dona Gertrudes, Armazém Zezão, IROC – Instituto Radiológico Oral de Caicó, Slup Sorvetes, Massas Vitakero e Eletrocenter.
O Jornal Diário do RN estará presente no evento através da Coluna Vamu Cumê que promete trazer detalhes, em tempo real, no perfil @vamucume, produzido pela jornalista Ana Carla Queiroz.