Encerra, nesta terça-feira (03), a festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante (RN). O dia 03 de outubro é decretado feriado estadual desde o ano de 2006 (Lei Estadual Nº. 8.913), que homenageia 30 católicos que foram assassinados no ano de 1645 durante as invasões holandesas no Brasil. Com a presença do governador em exercício, Walter Alves, as festividades terminam com o show do Padre Fábio de Melo. O tema da festa esse ano é “Vocação e missão, testemunho de amor”.
Foram dois massacres – o primeiro, dentro da Capela de Nossa Senhora das Candeias, durante uma missa, no Engenho de Cunhaú, localizado em Canguaretama (RN). O segundo foi na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante (RN).
O motivo principal foi a negativa da mudança da religião católica para o calvinismo. A Companhia das Índias Ocidentais, instituição holandesa que tentava conquistar novos territórios mundo afora, tinha a religião calvinista com base principal de sustentação política. Os holandeses ocupavam o Nordeste brasileiro na primeira metade do século XVII. Para eles, todos deveriam participar dos cultos calvinistas, se declarando como tais – caso contrário, eram repelidos com forte violência.
As 30 vítimas foram beatificadas pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000, e posteriormente, foram canonizadas pelo Papa Francisco, em 23 de março de 2017. O Governo do Estado reconhece o apelo religioso em torno dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, assim como o imenso potencial para o turismo religioso, com seus monumentos e espaços sacros.
No RN são 3 pontos de romarias e peregrinações: a Capela dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu em São Gonçalo do Amarante; o Santuário dos Mártires, no bairro Nossa Senhora de Nazaré em Natal, e a capela de Nossa Senhora das Candeias, no antigo engenho de Cunhaú.
“O Governo do Estado apoia a realização da festa dos Mártires, em parceria com a prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Fundação José Augusto, com a realização do show do Padre Fábio e com o esquema de segurança da festa”, afirma o vice-governador, que assume o governo do estado enquanto a governadora Fátima Bezerra busca investimentos para o setor de fruticultura na Espanha.
Walter Alves destaca que a Festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu se consolida como um dos maiores eventos religiosos do estado, atraindo pessoas de vários lugares, “e se tornando um evento de turismo religioso de porte regional, impulsionando o desenvolvimento econômico e a geração de renda da região”, enfatiza.

