Com a participação de 1.029 animais, sendo 126 bovinos, 406 caprinos, 41 equinos: 41 e 456 ovinos, termina neste domingo (11) mais uma edição da Festa do Bode de Mossoró. A 24ª edição do evento é promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), e tem investimento estadual superior a R$ 200 mil.
O governo do RN marca presença em ações como a distribuição de mudas, oficina sobre algodão agroecológico e aves caipiras e a entrega dos certificados do curso de gastronomia, pela Emater; o Idiarn fez o recebimento e fiscalização da entrada dos animais (Guia de Trânsito Animal, documentação, carteira de vacinação e avaliação física) e realizou palestra sobre Febre Aftosa (aumento de conscientização e vigilância com a retirada da vacina); o Idema fez a entrega de licenças ambientais para pequenos irrigantes e repassou informações sobre andamento de processos; a Emparn realizou exposição de bovinos das raças Sindi, Gir Leiteiro e Guzera, fez a distribuição de mudas de coco, banana, capins (Kurumin e Capiacu) e palma forrageira e a apresentação dos resultados de pesquisas agropecuárias e a AGN realizou atendimento presencial, informando sobre o acesso a linhas de créditos e financiamentos variados pela instituição.
A Governadora Fátima Bezerra visitou a Festa na última sexta-feira (09) e exaltou a importância da Feira. “Está consolidada como uma das mais importantes feiras do segmento do Estado. Movimenta a economia, gerando lucros expressivos e fazendo este intercâmbio entre produtores. O Governo do Estado se sente honrado em poder proporcionar estas ações que beneficiam a todos de forma igualitária, tanto os pequenos quanto aos grandes produtores”.
O secretário da Secretaria da Pecuária e da Pesca (SAPE), Guilherme Saldanha, reforçou a importância da proximidade entre Governo e produtores rurais. “Quero enaltecer o compromisso que temos assumido junto aos agricultores do nosso estado, sempre atendendo ao pedido da governadora Fátima Bezerra, que nos orienta, dia após dia, a estar próximos da zona rural, oferecendo o apoio necessário e simplificando o acesso aos programas do Governo. Nosso objetivo é garantir que cada produtor, cada agricultor tenham as ferramentas e o suporte para prosperar, diminuindo a burocracia e ampliando as oportunidades para todos.”