A partir desta quarta-feira (01) até sábado, o Sebrae-RN promove a Feira do Empreendedor, no Partage Norte Shopping, sempre das 16h às 22h. Depois de sete anos, o evento volta à Natal e o diretor superintendente, Zeca Melo, destaca importância disso para todo o estado: ‘‘A Feira do Empreendedor é uma grande oportunidade para os empreendedores do Rio Grande do Norte.
Aqui, eles terão acesso a novas tecnologias, poderão se capacitar sobre temas como marketing digital e inovação, além de conhecer outros empresários, investidores e fornecedores parceiros’’.
Com o tema ‘‘A ponte entre você e o sucesso’’, nos quatro dias de feira, serão apresentadas mais de 180 palestras, coordenadas por especialistas de diversas áreas, com foco também em capacitações voltadas para empreendedores e futuros empreendedores.
A coordenadora geral da Feira do Empreendedor e analista técnica do Sebrae-RN, Daniela Tinoco, destaca como a temática pode atingir públicos variados dentro do universo empreendedor: ‘‘Todas as palestras, oficinas e exposições foram pensadas de acordo com a necessidade de quem pensa em empreender, já é empreendedor ou está em busca de expandir e consolidar o negócio no mercado’’, declarou Daniela Tinoco.
Para facilitar a entrada, a inscrição gratuita e antecipada pode ser feita pelo site feiradoempreendedor.rn.sebrae.com.br, e ao chegar no evento o participante apenas pega seu crachá, nos totens de autoatendimento. Mas o procedimento também pode ser feito no local. A organização reforça que não haverá inscrição prévia para as palestras/oficinas da Feira do Empreendedor. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
Empreendedorismo no RN
Cenários de crise econômica com aumento do desemprego forçam trabalhadores a buscar meios de sobrevivência em atividades autônomas o que acaba refletindo na abertura de novos negócios. Nos últimos anos, essa situação somada à pandemia da Covid-19 fez disparar o empreendedorismo por necessidade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o Brasil fechou 2021 com 12 milhões de desempregados. No mesmo ano, de acordo com dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), 48,9% dos novos negócios no país foram abertos por necessidade.
O Rio Grande do Norte segue a tendência nacional de crescimento de empresas. Aqui se destacam as empresas de menor porte. Pequenos negócios correspondem a 94,4% das vagas abertas no estado em 2022. Segundo o Sebrae, o número de novas contratações com carteira de trabalho assinada no RN nos últimos 12 meses foi de 21.201 e, desse quantitativo, 20.017 vagas correspondem às admissões realizadas pelos pequenos negócios.
O mesmo Sebrae também aponta que, até novembro do ano passado, pequenos empreendedores geraram um volume de vagas que é quase oito vezes maior que a quantidade de novas vagas abertas pelas médias e grandes empresas potiguares juntas. Mas independentemente do tamanho da empresa, alguns conhecimentos devem permear a construção de qualquer negócio e é nessa frente de orientação e suporte que atuam empresas como o Sebrae.

