Por Pedro Lúcio
Após os ataques terroristas por bolsonaristas em Brasília, a governadora Fátima Bezerra anunciou, em reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), na manhã desta segunda-feira (9), que vai usar as Forças de Segurança Pública para desocupação e dissolução total de acampamentos golpistas em áreas militares do RN.
“O gabinete de gestão integrada, liderado pelo coronel Araújo, nosso secretário de segurança, que já está tomando as medidas necessárias para cumprir fielmente a medida adotada pelo ministro Alexandre de Moraes, que é de desmobilização dos chamados ‘atos antidemocráticos’, golpistas, que ainda insistam permanecer”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
A reunião contou com a participação dos comandos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da inteligência do Exército Brasileiro. Segundo o secretário da Sesed, coronel Araújo, a Prefeitura do Natal foi convidada, mas não mandou representantes ao encontro.
Ainda segundo Araújo, serão destacados policiais militares, policiais civis e bombeiros militares para a ação de desmobilização. “Os policiais vão fazer a abordagem na frente do quartel, dizer que não podem ficar no local, explicar que existe a decisão judicial. Caso descumpram, serão detidos, inicialmente, por desobediência”, completou Araújo, ao confirmar a participação das Forças Armadas após decisão do ministro da Defesa, José Múcio.
A ação cumpre decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes proferida na madrugada desta segunda-feira (9).
Fátima compartilhou que, ainda no domingo (8), o Fórum de Governadores se reuniu para manifestar indignação com os ataques terroristas e solidariedade ao presidente Lula e aos chefes dos demais poderes. “Ao mesmo tempo, também disponibilizamos as nossas forças de segurança para somar nesse momento de intervenção federal em Brasília, enviando integrantes da nossa área de segurança para contribuir nesse momento de intervenção federal com restabelecimento da ordem”, anuncia a governadora que viaja para Brasília, onde se reunirá com os governadores e os chefes dos três poderes às 18h desta segunda-feira (9).
Outra medida do Governo do Estado foi o envio de 30 agentes da Polícia Militar para compor o efetivo do Distrito Federal durante a intervenção federal. Assim, o Rio Grande do Norte se soma a outros 13 estados (quantitativo até às 10h desta segunda-feira) que também se colocaram à disposição para contribuir. Os agentes já estão na base aérea e viajam, nas próximas horas, em avião da Força Aérea Brasileira.