A governadora Fátima Bezerra (PT) foi homenageada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) com a Medalha e Diploma Mérito Eleitoral Tavares de Lyra, nesta segunda-feira (12), na sede da Corte Eleitoral, em Natal. Além da gestora, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) e desembargadores do Judiciário potiguar também foram agraciados em reconhecimento aos serviços de relevância à Justiça Eleitoral no RN.
“A Justiça Eleitoral do RN, assim como de todo país, deu uma lição de amor ao Brasil e de compromisso irrenunciável na defesa da democracia. O momento é de reconhecer cada vez mais o papel importante, singular e estratégico que tem a Justiça Eleitoral na defesa da democracia, especialmente nesses últimos tempos, quando coube à esta exatamente garantir que o povo exerça um dos direitos mais sagrados, que é o de escolher os seus representantes”, afirmou Fátima.
A gestora destacou a honra e alegria imensa ser agraciada com a homenagem e expressou seu respeito pela justiça eleitoral do RN e do Brasil. “Pelo papel de altivez e compromisso na defesa da democracia”, afirmou Fátima Bezerra, que assistiu à apresentação do coral de servidores do TRE-RN e dos poetas e repentistas Helânio Moreira e Felipe Pereira.
O presidente do TRE-RN, desembargador Cornélio Alves, destacou o papel colaborativo da governadora Fátima Bezerra, bem como o apoio à realização das eleições no Estado, e ressaltou a importância do ato.
“A importância da medalha revela-se de maior virtude, sobretudo se levamos em consideração a relevância do ministro Augusto Tavares, um dos mais ilustres potiguares, com significativa dedicação aos interesses da república e ao Estado. Augusto Tavares de Lyra foi parlamentar, estadista, historiador que se consagrou principalmente como defensor do Nordeste, na busca de soluções, do projeto da seca e do estudo organizacional”, afirmou o presidente do TRE-RN.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Ezequiel Ferreira, afirmou estar honrado com a homenagem. “É um reconhecimento importante pelo nosso trabalho e um momento especial ao lado da governadora Fátima Bezerra e demais agraciados. Seguimos comprometidos com a democracia e com o serviço ao povo do nosso Rio Grande do Norte”, afirmou.
A desembargadora Maria Zeneide Bezerra expressou sua emoção e falou em nome dos homenageados. “Me sinto muito honrada. Não há dimensão que possa encaixar o que sentimos com essa medalha. O que mais vale a pena é o sentimento de confiança na justiça, na validade do direito e no bom funcionamento das nossas instituições”, disse.
MEDALHA
A medalha do Mérito Eleitoral Tavares de Lyra foi criada pela Resolução 4/1998, com a finalidade de homenagear personalidades nacionais e estaduais que tenham demonstrado efetiva dedicação e prestado relevantes serviços à causa da Justiça Eleitoral na circunscrição do Rio Grande do Norte. Conforme o TRE-RN, Augusto Tavares de Lyra (1872-1958) foi governador do Estado, para o qual dedicou sua vida pública dedicada aos interesses do país e do Estado, no início do Século 20.
Entre os homenageados em anos anteriores, estão os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emmanuel Pereira e Francisco Fausto; os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Francisco Barros Dias, Luiz Alberto Gurgel de Faria e Marcelo Navarro; o ministro José Augusto Delgado; o juiz federal Walter Nunes Júnior; os desembargadores federais do TRF-5; o subprocurador da República Edílson Alves de França e o Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Adilson Gurgel de Castro.