Governadora sinaliza relação com novas forças políticas, conclama eleitor a comparecer domingo e aposta na vitória
Em entrevista exclusiva ao Diário do RN, a governadora Fatima Bezerra afirma que confia no sistema eleitoral brasileiro e na vitória de Lula.
Diário do RN – Apesar de divisões internas em seu partido, o PT, a senhora tem sabido conviver muito bem com outros partidos políticos. Nessa sua nova gestão, a senhora pretende ampliar o seu leque de apoios políticos?
Fátima Bezerra – No PT, nós temos como princípio o diálogo em busca da unidade na ação. Uma vez tomada a decisão, aquela passa a ser a posição de todos e todas. E essa vivência, de diálogo permanente, nós praticamos no governo. É a democracia tão cara e tão necessária nos tempos atuais. A aliança que fizemos pra governar o Estado nesses quatro anos foi com muito senso de responsabilidade, transparência e diálogo com todos e todas que quiseram se somar ao projeto que conduzimos, independente de partido ou ideologia. Dialogamos com a Assembleia e com os demais poderes, mas também com os empresários, trabalhadores e com os mais diversos segmentos da sociedade civil organizada, sem evidentemente abrir mão do meu papel e dever de governadora do Estado. Essa inspiração vem também do aprendizado com a prática dos governos do presidente Lula. Essa foi a forma que deu certo e foi aprovada pelo povo do meu Estado. Não temos motivo para modificar, porque foi assim que tiramos o Estado de uma situação falimentar, pagamos 1 bilhão de reais em folhas atrasadas e recuperamos nossa capacidade de investimento.
Diário do RN -Como a senhora avalia a sua nova gestão caso a vitória seja de Lula, o candidato de seu partido?
Fátima Bezerra – No nosso primeiro mandato nos dedicamos a tirar o Estado situação falimentar em que se encontrava e arrumar a casa. Trabalhamos sob Bolsonaro e seu desgoverno perseguidor e nada republicano. Com Lula eleito Presidente, imaginem, teremos um cenário muito promissor porque estaremos diante de um Governo parceiro que potencializará o projeto de desenvolvimento sustentável em curso e que possibilitará o avanço na geração de empregos, investimento em infraestrutura, em saúde, educação e segurança, e, principalmente, que dará foco no combate à fome. Foi assim que fizemos nos governos do presidente Lula e esse legado está bem vivo na memória do povo nordestino e brasileiro. Não é à toa que ele é reconhecido pela maioria da nossa população como o melhor presidente da história do Brasil.
Diário do RN – E se a vitória for do seu adversário, Bolsonaro?
Fátima Bezerra – Não acredito nessa hipótese, pelo que estamos vendo não só no RN, mas em todo o Nordeste e em todo o país. De toda maneira, como disse antes, já governamos sob Bolsonaro e em meio a uma crise sanitária sem precedentes. Fizemos a nossa parte, com muita seriedade, responsabilidade e compromisso. O povo do Rio Grande do Norte reconheceu isso e fez uma opção clara ao me eleger governadora e ao dar a Lula a vitória. Eu não tenho dúvidas de que o mesmo ocorrerá agora no segundo turno porque foi assim que nossa população se posicionou e ela sabe que Fátima governadora o melhor para o nosso Estado é Lula presidente.
Diário do RN – Lula obteve quase 1 milhão e 300 mil votos no RN que representaram 62,98% do eleitorado potiguar. Seus adversários dizem que vão reduzir esses números agora no 2* turno, enquanto petista asseguram que vão ampliar a votação de Lula. Qual a sua avaliação do resultado aqui no RN?
Fátima Bezerra – Na condição de coordenadora da campanha de Lula no Rio Grande do Norte eu tenho andado pelo Estado e acompanhado toda a movimentação em outros lugares, especialmente no Nordeste. O entusiasmo com a candidatura de Lula é crescente e o ânimo nas ruas nos mostra que estamos muito perto da vitória no dia 30. Nossos adversários sabem que vão perder feio novamente aqui no RN e no Nordeste, tanto que a principal tática deles é apostar na abstenção do eleitor do nordeste e das periferias das grandes cidades do Brasil. Ou seja, evitar o voto do pobre, mas isso não vai acontecer. Eu tenho certeza que nós não só iremos manter como iremos ampliar a votação de Lulinha na nossa região. E acrescento mais: eu estou certa de que o Nordeste vai superar sua própria marca e dará a Lula uma votação histórica e decisiva para virarmos essa página tenebrosa da nossa história, que é o desgoverno Bolsonaro.
E aproveito para renovar nosso chamamento: vamos comparecer em massa às urnas agora no segundo turno.
Diário do RN – Em nível nacional, qual o seu prognóstico sobre o resultado do pleito do próximo domingo, será um resultado apertado, uma disputa acirrada? A senhora arriscaria falar sobre números para a disputa entre Lula e Bolsonaro?
Fátima Bezerra – Uma disputa presidencial de segundo turno é sempre apertada. A campanha de Bolsonaro já tentou tumultuar o processo inúmeras vezes com factóides e temos que estar atentos. Confiamos no sistema eleitoral brasileiro, nos Tribunais regionais, no TSE e no trabalho que vem desempenhando na organização das eleições. O Brasil merece ter um dia de votação com toda segurança e tranquilidade que o momento exige. De minha parte reitero meu olhar: Lula será eleito nesse domingo o novo presidente do Brasil”