“Cumprimos a missão e preparamos o Brasil para o futuro”. Com essa frase, Fábio Faria (PP) avisou aos seus seguidores em uma rede social que havia saído do cargo de ministro das Telecomunicações e reassumiu seu posto de deputado federal na Câmara Federal. A exoneração do ex-auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21). Quem assume a pasta, até o dia 31 de dezembro, é a jornalista Estela Dantas, que ocupava o cargo de secretária executiva do Ministério.
Com o retorno de Fábio Faria à Câmara, Carla Dickson deixa a titularidade e volta a ser suplente do deputado federal. Pega de surpresa, ela chegou a votar “Não” no primeiro turno a PEC 32/2022, a chamada PEC da Transição, que permite ao futuro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixar de fora do teto de gastos R$ 145 bilhões do orçamento de 2023, para bancar as despesas como Bolsa-Família, Auxílio Gás, Farmácia Popular e outros benefícios sociais.
Fábio ficará na Câmara dos Deputados até o dia 1º de fevereiro de 2023, quando termina o ano legislativo e o ex-ministro, que foi um dos coordenadores políticos da campanha de Jair Bolsonaro, derrotado pelo presidente Lula no segundo turno das eleições presidenciais deste ano. Após esse período, ele ficará sem mandato, já que não se candidatou a nenhum cargo eletivo no último pleito.
ESTELA DANTAS
Quem assume o Ministério das Comunicações até o fim do governo Bolsonaro é a jornalista Estela Dantas. Formada em Comunicação Social, ela já atuou como assessora parlamentar e chefe de gabinete na Câmara dos Deputados entre os anos de 2009 a 2020. Foi assessora especial nos Correios e na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e secretária de Estado de Relações Institucionais do Rio Grande do Norte entre 2017 e 2018.