O RN sedia desta terça-feira (20) até segunda-feira (23) o evento “Exporta Mais Brasil Rio Grande do Norte – Moda Praia”. O evento é promovido pela ApexBrasil e reúne treze compradores internacionais que irão negociar com nove empresas do RN e outras 28 dos demais estados da região Nordeste.
As empresas produtoras de moda praia no RN selecionadas para o evento são a Areia Dourada, Cabide Tropical, Fio a Fio, Maria Genoíno, Matersol, Moulemar e Tatuí Moda Praia.
Os compradores são das empresas Monochrome e 2Mood, da Rússia, Madmoizelle Closet e 3NY, dos EUA, Fashion Jardim, dos Emirados Árabes, Mabi SwimWear, do Reino Unido, Fruits de Mer S.A.R.L e Bompex JP, do Japao, Tribute e Stellar Boutique, da África do Sul, Grupo Axo, do Uruguai, Falabella Peru, do Peru e Fio D’agua, de Portugal.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana disse que “estamos fazendo aqui o que a Constituição e o Governo Federal determinam, que é reduzir as desigualdades no país. Em 2003 as exportações do RN eram R$ 300 milhões e passou a 600 milhões. Depois as exportações vieram caindo e em 2019 era metade do montante de 2003. Hoje exportações mais que dobraram no RN. Estamos olhando para dentro do Brasil. A Apex foi criada para trabalhar com pequenas empresas e no ano passado 17 mil empresas foram beneficiadas. Este evento no RN envolve 36 empresas que participarão de 435 reuniões a partir de amanhã”.
Além das reuniões de negócios estão previstas visitas técnicas a três empresas de Natal: Matersol, Fio a Fio e Cabide Tropical Atelier.