O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse à CNN que esteve poucas vezes com Daniel Vorcaro e que nunca tratou da operação entre o BRB (Banco de Brasília) e o Banco Master com o banqueiro.
Segundo Ibaneis, a operação entre as duas instituições financeiras foi conduzida diretamente pelo ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa, o qual foi afastado do cargo após a Polícia Federal deflagrar a Operação Compliance Zero.
“Estive com ele poucas vezes e nunca tratei sobre o banco. Toda operação de compra foi tratada diretamente com o Paulo Henrique”, disse o governador à CNN.
O banqueiro Daniel Vorcaro afirmou à Polícia Federal que teria conversado “algumas vezes” com o governador do Distrito Federal sobre a venda do Banco Master ao BRB, segundo informações publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.
A informação constaria no depoimento do dono do Banco Master, prestado em 30 de dezembro. Vorcaro não deu detalhes sobre as conversas que teve com Ibaneis a respeito da operação financeira. A defesa do banqueiro não se manifestou.
A CNN procurou a defesa de Daniel Vorcaro que disse que não se manifestaria sobre o caso.
março do ano passado, o BRB anunciou a intenção de comprar 58% do capital total do Master, através da aquisição de 49% das ações ordinárias e 100% das preferenciais, garantindo voto no conselho de administração. A operação foi barrada pelo Banco Central em setembro.
Meses depois, em novembro, a autoridade monetária decretou a liquidação do Banco Master. Na ocasião, Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa também foram alvos da operação da Polícia Federal, que apura fraudes nas compras de títulos entre o BRB e o Banco Master.
As investigações indicam que a fraude está estimada em R$ 12 bilhões em carteiras de crédito compradas pelo BRB ao Banco Master. O Banco de Brasília contratou uma auditoria externa com o objetivo de apurar os fatos investigados na Operação Compliance Zero.
O BRB já sinalizou que pode receber um aporte do seu controlador, o governo do Distrito Federal, caso seja confirmado prejuízo à instituição no caso do Banco Master. Em nota divulgada nesta semana, o banco reafirmou sua suficiência patrimonial e que segue operando normalmente, sem qualquer risco de intervenção.
Ibaneis Rocha disse que pode haver a formação de um fundo com imóveis de propriedade do governo do Distrito Federal a serem transferidos para o BRB, caso seja necessário. De acordo com o governador, o patrimônio imobiliário do Distrito Federal é de aproximadamente R$ 200 bilhões.
*Com informações de CNN

