Por Carol Ribeiro
Em Serrinha dos Pintos, município do Alto Oeste Potiguar, a 385 quilômetros de Natal, com quase cinco mil habitantes, uma chapa única a prefeito chama atenção não só pela falta de oposição na cidade, mas também pela composição da chapa.
Rosânia Teixeira (UB), candidata a prefeita, tem como candidato a vice seu marido, Fabrício Ferreira (UB), com quem tem três filhos.
Rosânia foi candidata a prefeita de Serrinha dos Pintos pela primeira vez em 2012, quando foi eleita pelo PT, derrotando Ledimar (PSC). Em 2016, candidata novamente, se reelegeu pelo PSD, quando venceu Chiquinho de Ana (MDB). Antes disso, em 2015, ela chegou a ser cassada em primeira instância, mas a decisão foi revertida em instâncias superiores.
Em 2020, foi sucedida pela atual prefeita, também única postulante à Prefeitura do Município, Bárbara Teixeira. Bárbara, sobrinha de Rosânia, foi eleita para apenas um mandato e não é candidata à reeleição. Ela ocupou o lugar para manter o espaço da família para que a tia pudesse concorrer no pleito seguinte.
A legislação brasileira não condiciona a validade da eleição a um determinado percentual de comparecimento do eleitorado apto a votar, somente um voto válido já conta como maioria para eleger prefeito e vice.
Em Coronel João Pessoa chapa é formada por mãe e filha
Em Coronel João Pessoa, município do Alto Oeste Potiguar, a chapa é formada por mãe e filha. A prefeita Fátima de Pachica (PSDB) e sua vice-prefeita Mytsa Carla (Republicanos) concorrem à reeleição.
Elas pertencem à influente família do político potiguar Francisco Alves da Costa, o Pachica, que já administrou a cidade entre 2013 e 2016.
A família enfrentou um breve intervalo entre 2017 e 2020, quando o vice-prefeito da época, Antônio Lopes (PSB), elegeu-se prefeito com o apoio do ex-prefeito. Lopes é um apadrinhado político do ex-gestor e foi eleito para apenas um mandato, para que Fátima e Mytsa pudessem concorrer no pleito seguinte sem ferir a legislação eleitoral.
O histórico político da família inclui eleições por aclamação, ou seja, quando há apenas uma candidatura disputando o cargo desejado, ocorrida em 2012. Na ocasião, Pachica e Antônio foram eleitos. Já em 2016, Pachica conseguiu eleger seu vice, Antônio Lopes, como prefeito do município.
As eleições municipais de 2020 marcaram a ascensão de Maria de Fátima Alves da Costa, esposa de Pachica, à Prefeitura Municipal, com a filha Mytsa Carla como vice.
Candidaturas únicas no Rio Grande do Norte
No Estado, além de Serrinha dos Pintos e Coronel João Pessoa, outros sete municípios apresentam candidatura única à Prefeitura.
Em Acari, no Seridó, o atual prefeito Fernando Bezerra (Podemos) vai buscar reeleição.
Em Riacho da Cruz, no Oeste potiguar, o prefeito Marcos Aurélio (PP) disputa a reeleição sozinho.
O vice-prefeito, Borracheiro (PL), repete a chapa mais uma vez como vice ao lado de Marcos Aurélio.
Em São José do Seridó, Jackson Dantas (MDB) também busca a reeleição junto ao seu vice, Ricardo Medeiros (PL).
Em Frutuoso Gomes, no Alto Oeste potiguar, Ismael Juvêncio (MDB) é o único candidato na disputa pela sucessão da prefeita Janda Jácome, também do MDB, e que já está no segundo mandato.
Em Lucrécia, no Oeste Potiguar, Waltinho (PP) é o candidato à sucessão da prefeita Ceição Duarte, que está em seu segundo mandato.
No município de Pilões, no Oeste do RN, Lena de Céu (MDB) é a única candidata a suceder Dr. Sabino, prefeito já reeleito.
Já em Rafael Godeiro, no Oeste, Ludmila Amorim (MDB), é candidata para substituir a prefeita eleita Keké de Dr. Abel Filho, que não será candidata. Ludmila tentou disputar a eleição de 2020, mas foi considerada inapta pela Justiça Eleitoral.