A programação da 1ª Mostra de Sustentabilidade do Parque da Cidade iniciou ontem e segue durante esta quarta-feira (30), no Parque Dom Nivaldo Monte. O evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) por meio do setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia (SEAB) promove a conscientização sobre ações sustentáveis com palestras, exposições, trilhas naturais e ações de qualidade de vida e lazer. A mostra é gratuita e aberta ao público, com a participação e colaboração de diversos agentes ligados ao eixo da sustentabilidade.
Na programação de hoje, acontecem trilhas e exposições para o público, e ainda uma oficina de educação ambiental com o Idema para os colaboradores do Parque da Cidade. No período da tarde, o encerramento vai contar com momento de lazer e cultura com uma aula de zumba e apresentação cultural com show da cantora potiguar, Analuh Soares, às 17h.
O evento também reúne alunos de escolas do município, participando das trilhas, exposições e momentos de interação entre as equipes de educação ambiental do Idema e da Semurb. O chefe do setor de educação ambiental, Otávio Escóssia, destaca que o compartilhamento de experiências nos faz perceber que educar é uma parte da engrenagem. “A sustentabilidade é importante para entendermos a aplicabilidade dos elementos que temos a nossa volta, na medida certa para a nossa vida. E essa iniciativa visa isso, apresentando experiências que já são aplicadas em nosso cotidiano a outras pessoas”, finaliza.
PRINCIPAIS ABORDAGENS
No primeiro dia de evento, o gestor do Parque da Cidade, Odorico Ferreira, abordou o papel do Parque, sua importância para Natal e as ações desenvolvidas pelas áreas de manejo e educação ambiental. Outro momento foi reservado para a formação dos agentes de reciclagem de Natal, com a temática resíduos sólidos.
Parceiros do evento também apresentam ao público uma amostra do que existe em Natal relacionado a produtos, empresas e serviços envolvidos em projetos sustentáveis. A Bioma Soluções Ambientais, expôs o biodigestor e realiza a distribuição de pipoca produzida com a utilização do biogás proveniente dele, bem como de biofertilizante também subproduto do biodigestor. A utilização de papéis reciclados e plantáveis com a Arte de Noelma. Já o Minhocário Berg traz as técnicas de compostagem e vermicompostagem.