A transição energética tem sido um tema estratégico nos países da Península Ibérica e da América Latina, que vêm adotando medidas para acelerar a descarbonização e ampliar o uso de fontes renováveis.
Nesta sexta-feira (4), o tema será abordado no SERHS Natal Grand Hotel & Resort, localizado na Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, próximo ao Parque das dunas. Com uma realização do EVEx Brasil 2025 – Natal Energy Experience – a abertura do evento aconteceu na manhã desta última quinta-feira (3), com a presença de lideranças e autoridades nacionais e internacionais, como Nelson Lage, Presidente da ADENE – Agência para a Energia, e Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, além do Alexandre Ramos, Presidente do CCEE, Wander Azevedo, Diretor da EMBPar – José Aldemir Freire, diretor de planejamento do Banco do Nordeste e outros nomes de relevância nacionais e internacionais, a Governadora Fátima Bezerra também contou presença na abertura do evento.

O evento inicial foi voltado a debates como, segurança de mercado, reforma e modernização do setor elétrico brasileiro, mercado livre de energia e assuntos voltados a energia e meio ambiente.
“Nós estamos envolvidos em projetos de hidrogênio verde, que podem impulsionar ainda mais a produção de energia renovável no RN. Não só reconhecemos o potencial do Nordeste como também incentivamos, pois não podemos deixar de lembrar que não existe transição energética brasileira sem a força do Nordeste” – comentou José Aldemir Freire, diretor do planejamento do Banco do Nordeste.
Segundo divulgação pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil reforça sua posição de destaque no cenário mundial de energia renovável, com 89% de sua oferta de eletricidade a partir de fontes renováveis, como hidrelétricas, eólicas e solar (significativamente maior que a média global). O dado é do Balanço Energético Nacional (BEN) 2024, divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME).
O superintendente do SEBRAE-RN, Zeca Melo, trouxe a importância da instituição para este cenário da transição energética. “Atuamos como parceiro estratégico para empreendedores interessados em adotar práticas sustentáveis e acelerar a transição energética. Oferecemos suporte essencial para impulsionar negócios alinhados a um futuro mais verde. Atuamos ativamente nesse processo, desenvolvendo ações que estimulam pequenos empreendedores a investir em fontes de energia renovável, melhorar a eficiência energética e incorporar práticas sustentáveis em suas atividades. Além disso, apostamos na capacitação, orientação e no fortalecimento de redes de colaboração entre diferentes agentes do setor”.