O Auto São João Batista, considerado o mais antigo São João do mundo, iniciou os preparativos para edição de 2024 na cidade de Assú . O projeto desse ano está sob a direção de Diana Fortes, e voltou a ser realizado ano passado, após 10 anos sem apresentações. Relatando a história de vida do padroeiro de Assú de forma poética, a apresentação está ligada a religiosidade e o regionalismo do oeste potiguar.
As inscrições para participar do elenco são gratuitas e já se iniciaram, de forma remota, indo até 10 de abril. Para participar basta preencher o formulário: https://forms.gle/D4X4dqd43n3JjgQHA. O cadastro é exclusivo para artistas da cidade, isso para valorizar os talentos locais. Mais de 80 profissionais já estão inscritos para compor o projeto.
Os artistas selecionados serão distribuídos em todo o processo de encenação, que vai envolver atuação, dança, projeções tecnológicas e muita música. A seletiva dos atores e atrizes inscritos no Auto de São João Batista acontece no sábado (13), das 17h as 21h e no domingo (14), das 9h as 12h, na Escola Estadual Juscelino Kubitschek – Rua Cel. Francisco Martins, nº 80 – bairro Dom Elizeu.
O evento será gratuito e aberto ao público entre os dias 6 e 9 de junho no anfiteatro Arcelino Costa Leitão (buraco do prefeito), com o início das apresentações prevista para 20h.
O projeto foi idealizado e está sendo produzido com foco a atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que reúne políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança. Nessa edição temos a preocupação de fomentar a cultura e as tradições do povo assuense, proporcionar a diminuição da desigualdade social e promover a sustentabilidade da cidade, com o reuso de material que estará em cena.
O Auto de São João Batista tem o patrocínio do Governo do Estado, Lei Câmara Cascudo, TCM Telecom, Brisanet. É uma realização da Prefeitura do Assú e da Diana Fontes – Direção e Produção Cultural.