Por Robson Bezerra
Eugênio Bezerra é exemplo de transformação pessoal e da força que a educação tem para mudar trajetórias. Jornalista de formação desde o início dos anos 2000, iniciou sua carreira ainda na faculdade, atuando em assessorias de imprensa. Logo depois, passou por emissoras de televisão como repórter e apresentador, trabalhou em rádio e também em instituições públicas e empresas privadas. Sempre atuando na área da comunicação, construiu uma carreira sólida. No entanto, foi durante a pandemia que sua história tomou um novo rumo.
Com o isolamento social, vieram o tempo e o espaço para repensar a própria caminhada. Foi aí que ele decidiu voltar aos estudos, decisão que mudaria completamente sua perspectiva.
Concluiu o curso de Direito, foi aprovado no exame da OAB e, nesse processo, descobriu uma nova versão de si: disciplinado, determinado e com uma capacidade de foco que antes não explorava plenamente. O que antes era apenas desempenho escolar regular se transformou em um método de estudo consistente e focado.
Essa mudança de postura o levou ao universo dos concursos públicos. Há três anos, Eugênio mergulhou nessa jornada, encarando os desafios iniciais com frustração, mas sem desistir.
Aprendeu com os erros, aprimorou técnicas, adaptou rotinas e desenvolveu uma estratégia eficiente baseada na constância dos estudos, revisões inteligentes e resolução de muitas questões, mais de 20 mil, apenas no aplicativo do QConcursos. “Concurso é resistência. É melhor estudar um pouco todos os dias do que muito em um único dia e nunca mais retomar aquele conteúdo”, reflete.
A dedicação trouxe resultados. Após algumas aprovações em cadastro de reserva e boas colocações, em 2025, Eugênio conquistou o 1º lugar para o cargo de Jornalista na sede da EBSERH, em Brasília. Um marco de superação que exigiu renúncias: menos festas, menos vida social e muito foco.
A história de Eugênio Bezerra é uma lição de resiliência, planejamento e fé no poder da transformação pessoal. Num país onde a estabilidade no serviço público é um sonho de milhões, sua trajetória mostra que, mais do que talento, é preciso método, constância e coragem para não desistir. “Quem não desiste, passa”, diz o concurseiro aprovado.
Aprovação em concursos

- EBSERH (DF) – Jornalista – 1º lugar
- MPU (2025) – Analista em Comunicação Social –
- CNU 2024 – Aprovado em 14 cargos distintos
- TJRN 2023 – Técnico Judiciário
- TRF5, TRE Unificado, TRT Ceará, TRT2-SP, STM, Sesap, entre outros.
Até o final de 2025, ainda prestará o Concurso Nacional Unificado de 2025 – Bloco 5 e o TJPE, encerrando esse ciclo com esperança de estar convocado e empossado em um dos cargos já conquistados.