“Estou pronta para ser candidata a prefeita”, declarou a deputada estadual Eudiane Macedo (PV), ao dizer que aceitou a proposta do Partido Verde para colocar seu nome em avaliação para disputar a Prefeitura Municipal de Natal em 2024. A parlamentar explicou que o tema começou a ser discutido dentro da federação que a sigla compõe junto com o PCdoB e o PT, que já anunciou a pré-candidatura da deputada federal Natália Bonavides ao executivo natalense.
“É importante dizer que fui procurada pelo partido para saber se aceitaria colocar meu nome para avaliação; aceitei. Não podemos tratar uma eleição como um desejo pessoal tem que ser coletivo, partidário. É verdade também que estamos apenas iniciando o processo de discussão e vamos dialogar com todos os filiados e membros da federação até o último instante”, disse, ao ser questionada qual será seu posicionamento caso o PT oficialize, dentro da Federação, a candidatura de Natália.
Eudiane disse que, mesmo já tendo sido anunciadas pré-candidaturas de nomes considerados fortes na política natalense, a exemplo dos deputados federais Natália Bonavides e Paulinho Freire (União Brasil) e a do ex-prefeito da Capital Carlos Eduardo Alves (PSD), ela não teme uma disputa eleitoral. “Fui eleita duas vezes para vereadora de Natal, entre 2012 e 2016, e duas vezes deputada estadual, entre 2018 e 2022, acredito que podemos fazer um bom trabalho no Executivo”.
A parlamentar garantiu ainda que não pensa em deixar a legenda para viabilizar uma possível candidatura, uma vez que “ainda não tratamos sobre a possibilidade, e trabalho para que não seja necessário chegar ao ponto de sair do partido. Ainda é cedo para responder, afinal, estamos em um processo de construção, e o partido tem demonstrado interesse. Aliás, foi o partido que primeiro perguntou se teríamos disposição para colocar o nosso nome à disposição. Estamos trabalhando na construção de um projeto majoritário e não podemos tomar decisões antecipadas”.
Eudiane afirmou que é preciso preparar o município para o povo e que apesar de ter uma atuação muito forte e reconhecida nas zonas Norte e Oeste de Natal, ela tem trabalhado para ampliar seu “legado” para as outras regiões.
“Teremos um foco em algumas prioridades, entre elas, desenvolver uma política forte de geração de emprego e renda, valorizar o servidor público e trabalhar muito para melhorar o sistema de saúde da nossa cidade. É importante lembrar que os problemas são muitos parecidos em toda Natal, por exemplo, o transporte público, a falta de emprego, a falta de políticas públicas de atenção às mulheres, às crianças e aos idosos”, finalizou.
AVALIAÇÃO MUNICIPAL
A deputada estadual falou sobre as áreas de risco da cidade. “Fui vereadora de Natal e conheço muitas áreas de risco. Sempre alertamos, denunciamos sobre estas áreas, principalmente na zona norte e zona oeste da capital. É preciso que o prefeito encare essa situação com foco, com prioridade, são vidas de dezenas, e até centenas de pessoas que diariamente, enfrentam o que podemos chamar de tragédia anunciada”.
A parlamentar também relembrou a tragédia ocorrida no bairro de Neópolis na semana passada, quando oito casas desmoronaram após o muro de contenção de uma lagoa de captação ruir. “Famílias inteiras perderam sua casa e o pior é que era uma situação que a Prefeitura sabia que ia acontecer, porque os moradores avisaram. Mas, a administração municipal, lamentavelmente, falhou”.
E fez uma avaliação da gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos). “Temos bons técnicos, mas lamentavelmente, nos parece que falta prioridade do prefeito com as ações que precisam ser desenvolvidas. Avalio que é preciso, por exemplo, desenvolver uma política forte de combate à exploração de trabalho e violência infantil, todos os dias dezenas de crianças ocupam os semáforos para mendigar. É preciso fortalecer o trabalho de acolhimento as mulheres vítimas de violência e proporcionar uma política de emprego e renda para elas”, analisou.