Semifinal
Na tarde de hoje, às 16h, conheceremos o segundo finalista da Copa do Mundo de 2022. De um lado a França, atual campeã do mundo, mas que para chegar tão longe no mata-mata precisou deixar para trás Polônia e Inglaterra. O duelo contra os ingleses foi um dos melhores jogos da competição até aqui e mostrou a resiliência da seleção tricolor que mesmo não fazendo a sua melhor partida conseguiu avançar. Do outro lado temos a surpresa da competição, o Marrocos que é a primeira seleção africana a chegar a uma semifinal de Copa do Mundo. Fiéis a um estilo mais defensivo, os Leões do Atlas deixaram Espanha e Portugal pelo caminho. A estratégia dos marroquinos conta com a aplicação tática de todos os seus atletas transformando a equipe do Magreb num muro quase intransponível, mas com um contra-ataque perigoso.
Dúvidas
É inegável o favoritismo da França nesse duelo. Donos de duas estrelas, os franceses vão em busca de disputar a quarta final da sua história, porém a equipe europeia tem duas dúvidas para o duelo: o zagueiro Upamecano e o volante Rabiot, que apresentaram sintomas gripais. Já o volante Tchouaméni voltou a treinar com o grupo após se recuperar de uma pancada. Quem também tem dúvidas para a partida é o Marrocos, isso porque a defesa que é o setor mais elogiado do time nesta Copa pode contar com três desfalques por lesão para o confronto de hoje: os zagueiros Romain Saïss e Nayef Aguerd e o lateral-direito Noussair Mazraoui. Além de Walid Chedira, que foi expulso contra Portugal. Desses, Aguerd é o que tem a situação mais complicada.
Suficiente?
Antes de 2022, a melhor campanha do Marrocos havia sido em 1986 quando chegou às oitavas; Agora a seleção africana já tem garantido pelo menos um quarto lugar, mas isso não é o suficiente para o treinador Walid Regragui que declarou: “Se estamos felizes só de chegar? Não, não é suficiente. Chegamos aqui, temos de dar tudo. O estado de espírito é esse. O Rival é forte, estará pronto, nos respeitam. Derrotamos equipes fortes. Estamos aqui, provamos nosso valor. Mais perto da final, mais perto dos nossos sonhos.”
Surpresa?
A trajetória e a estratégia do Marrocos nesta Copa do Mundo não permite que ninguém duvide da capacidade da equipe de disputar a sua primeira final, porém o histórico do duelo pende para o lado francês; as equipes se encontraram cinco vezes, com três vitórias da França e dois empates, mas será a primeira vez que duelam num Mundial. Outro fator que pode pesar contra os marroquinos são os possíveis desfalques contra uma França que deve vir inteira.