Pré-Copa
Logo mais, às 20h, o América entra em campo para enfrentar o Moto Club. O duelo é válido pela pré-Copa do Nordeste. A disputa acontece em jogo único, na Arena das Dunas, quem vencer avança para o segundo mata-mata e encara o vencedor de CSA e Potiguar de Mossoró; em caso de empate a decisão vai para os pênaltis.
O América
O Alvirrubro sabe da importância do confronto e vem trabalhando desde o fim de novembro para chegar bem para a partida. Foram dois amistosos contra o Retrô (uma vitória e uma derrota) e um jogo treino contra a equipe sub-20. Além disso, o Mecão conseguiu manter a equipe titular que foi campeã em 2022, o que é um adianto em termos de entrosamento, e trouxe reforços interessantes como os laterais Luiz Paulo e Norberto e o atacante Ítalo, que foi um dos artilheiros da Série D do ano passado.
O adversário
Rival do América hoje, o Moto Club teve um ano de 2022 bastante decepcionante. O rubro-negro da Fabril ficou fora das finais do campeonato estadual e não conseguiu o acesso a Série C. A equipe maranhense não terá calendário nacional em 2023, e deve colocar todas as suas fichas na chance de disputar a Copa do Nordeste. A pré-temporada do Moto começou no dia 5 de dezembro, e a equipe fez três jogos treinos e um amistoso contra o Pinheiro que terminou em empate. O time é comandado por Wallace Lemos. O treinador, em entrevista à Mirante AM, disse esperar uma partida difícil e quer um Moto bem estruturado e organizado. O zagueiro Yago não foi regularizado a tempo e desfalca a equipe.
Histórico
América e Moto Club se enfrentaram bastante em anos recentes. Desde 2021, são cinco jogos com quatro vitórias alvirrubras e um empate. Os quatro triunfos foram pela Série D e o amargo empate foi pela pré-Copa do Nordeste, em 2021, quando a equipe potiguar terminou eliminada nos pênaltis. As equipes se enfrentam desde 1986 e o balanço geral do confronto favorece o América. Das 16 partidas disputadas entre os dois são nove vitórias do Mecão, cinco empates e duas vitórias do Moto. Inegavelmente, o América entra favorito hoje, mas precisa fazer esse favoritismo valer em campo.
PSG
Desde 2019, o PSG promove uma Copa do Mundo com os integrantes das suas escolinhas espalhadas pelo mundo. A disputa ficou parada por dois anos devido a pandemia, mas retornou em 2022 e tivemos duas equipes brasileiras premiadas na competição: o sub-11 masculino e o sub-15 feminino que foram campeões nas suas categorias. Em 2023, o evento acontecerá novamente e teremos quatro atletas da escolinha de Natal nos times que representarão o Brasil. Leonardo Macena, José Victor, Maria Cecília e Luisa Tannus Farias serão os nossos representantes. Parabéns para a garotada e que brilhem muito em Paris!