Ausência
O velório do Rei Pelé se encerrou ontem, às 10h, e um fator chamou atenção. A despedida contou com a presença do presidente da Fifa, do presidente da república e de representantes de clubes como o Real Madrid, mas careceu de jogadores, especialmente os relevantes para a história da seleção brasileira. Dos campeões mundiais com a canarinho, apenas Clodoaldo (campeão em 1970) e Mauro Silva (campeão em 1994) estiveram presentes e este último é vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, ou seja, presença quase obrigatória. Segundo o Globo Esporte, dos atletas que representaram a seleção brasileira em Copas neste século, apenas Zé Roberto e Elano estiveram presentes. Ninguém mais. Não gosto do papel de fiscal de velório, de ficar reparando em quem foi ou não, mas a ausência dos grandes nomes atuais e do passado recente do futebol brasileiro é muito notória e grosseira. E não só por parte dos jogadores, que outro dia reclamavam que os brasileiros não torciam para o Brasil, mas também por parte dos representantes dos clubes. Porém, se há decepção de um lado, do outro existe o carinho do torcedor brasileiro que compareceu de maneira massiva, cerca de 230 mil pessoas passaram pelo velório, para dar adeus ao Rei.
Nova homenagem
A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu homenagear Pelé de uma maneira um pouco diferente. A Avenida Radial Oeste, que circunda o Maracanã, receberá o nome de Avenida Pelé de agora em diante. O decreto deverá ser publicado hoje (04/01). O prefeito Eduardo Paes ainda sinalizou que dependendo do gosto popular pode existir a mudança de Avenida Pelé para Avenida Rei Pelé. Bonito gesto.
Apresentação
Chegou a vez do ABC apresentar seu elenco ao torcedor. O evento acontece hoje, às 19h, no Mercado Público das Rocas e contará com show, presença dos jogadores e apresentação da nova camisa que o alvinegro usará em 2023. Assim como a América fez, a medida busca estreitar laços entre torcida e equipe visando impulsionar o programa de sócio torcedor. Em entrevista a 98 FM, Cláudio Porpino informou que uma das metas do Mais Querido é alcançar os 10 mil sócios até o começo do Campeonato Brasileiro da Série B, em abril; atualmente o ABC conta com 6.490 adeptos. Se a iniciativa do alvinegro tiver tanto sucesso quanto a do alvirrubro, é possível que esse objetivo seja atingido já que o América em dois meses, de 30 de outubro a 30 de dezembro, viu um crescimento de 75,9% no número de sócios.
Band
O Campeonato Potiguar terá transmissão da Band em 2023. O Grupo Bandeirantes e a Federação Norte-rio-grandense de Futebol renovaram o contrato de transmissão do Campeonato Potiguar por mais duas temporadas. Aos domingos, as partidas serão transmitidas em canal aberto, e durante a semana a transmissão acontecerá pelo Youtube da emissora. A Band vem investindo na transmissão dos estaduais pelo país, assim não há surpresa no interesse em transmitir o Potiguar mais uma vez, principalmente com a grande possibilidade de termos SEIS clássicos, graças a mudança no formato da competição.