Por Taís Viviane
Isabel Salgado
O vôlei brasileiro está de luto por Isabel Salgado. A ex-atleta de 62 anos faleceu ontem, quarta-feira. Ela estava internada para tratar de uma síndrome aguda respiratória do adulto (SARA). Carioca, ela foi revelada pelo Flamengo e em 1980 se tornou a primeira brasileira a jogar por um time europeu quando se transferiu para a equipe italiana do Modena. Representou a seleção brasileira em duas Olimpíadas (1980 e 1984). Quando se aposentou das quadras foi para a areia e ajudou a popularizar o vôlei de praia aqui no país. Em 1994, ganhou uma etapa do Circuito Mundial, em Miami, ao lado de Roseli. Isabel teve cinco filhos e três deles seguiram carreira no vôlei de praia: Maria Clara Solberg, Carol Solberg e Pedro Solberg.
De volta
O Alecrim está de volta à primeira divisão do Campeonato Estadual. Foi mais sofrido que o necessário, já que o Verdão chegou a ter uma vantagem bastante considerável, mas três tropeços no segundo turno deixaram tudo para a última rodada. Com a vantagem no saldo de gols, o Alecrim só precisava vencer e assim foi. O periquito derrotou o Mossoró por 1 a 0. O Laguna que era o segundo colocado e candidato ao título, também venceu, terminou empatado em pontos com o Alecrim (26), mas a equipe estreante não conseguiu tirar os 10 gols de vantagem no saldo que o Verdão tinha.
Segunda divisão
O balanço da segunda divisão do Campeonato Estadual é bastante positivo em termos de futebol apresentado. A competição ofereceu jogos interessantes e uma disputa acirrada até a última rodada, com quatro equipes chegando com possibilidades matemáticas de título. A mudança para o formato de pontos corridos se mostrou um grande acerto. Quem sabe no futuro possamos ter mais equipes participando e mais de um time conquistando o acesso.
Copa do Mundo
Na reta final da preparação para a Copa do Mundo, a seleção brasileira realizou o terceiro treino em Turim, onde está hospedada até sábado, quando deve viajar para o Qatar. O zagueiro Marquinhos foi uma das novidades e treinou com bola, já o susto ficou por conta do meia Bruno Guimarães, que tomou uma pancada e mancou por um tempo, mas conseguiu terminar o treino.
Seleção Feminina
A seleção brasileira feminina venceu o Canadá, ontem, por 2 a 1. Bia Zaneratto e Ana Vitória marcaram para o Brasil, enquanto Lawrence descontou para as visitantes. Esse foi o último compromisso da seleção feminina em 2022 que só voltará a campo em fevereiro de 2023. Neste ano, foram 19 jogos com 12 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. O principal ponto de evolução da seleção neste período foi a efetivação de peças como Ary Borges, Tainara, Antônia, Kerolin, Geyse e Lorena, além de outros bons nomes que surgiram e devem integrar a seleção nesse ciclo de renovação que talvez não dê frutos imediatamente, mas que no futuro podem trazer alegrias.