Por Taís Viviane
Segunda Divisão
Pela segunda divisão do Campeonato Estadual, o Mossoró fez mais uma vítima importante. Após derrotar o líder Alecrim, desta vez a equipe do interior bateu o vice-líder Laguna por 1 a 0, Antônio Henrique foi o autor do gol. Ainda pela oitava rodada, o Baraúnas bateu o Visão Celeste pelo placar de 2 a 1, e o Alecrim goleou o Parnamirim por 8 a 0. Com o tropeço, o Laguna perdeu a chance de ficar a dois pontos do líder Alecrim, e viu a equipe do Verdão abrir cinco pontos de vantagem novamente ficando com 18. Além disso, o time vegano agora divide a vice colocação com o Mossoró que chegou a 13 pontos.
Adversários do América
Faltando apenas duas rodadas para o fim, a Série B já conhece três dos quatro rebaixados. Nesse fim de semana, Náutico, Brusque e Operário deram adeus a segunda divisão e serão adversários do América em 2023. Quem ainda tenta se salvar é o CSA, que ocupa a 17ª colocação com 39 pontos, apenas dois de distância do Novorizontino, que é a primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Além do Mecão, a próxima edição da Série C terá: Altos, Amazonas, Aparecidense, Botafogo-PB, Brusque, Confiança, Figueirense, Floresta, Manaus, Náutico, Paysandu, Operário, Pouso Alegre, Remo, São Bernardo, São José, Volta Redonda e Ypiranga.
Adversários do ABC
Se tivemos definição na parte de baixo da tabela da Série B, também tivemos na parte de cima. O Grêmio derrotou o Náutico por 3 a 0, e garantiu o seu acesso. O Vasco virou para cima do Criciúma e está com um pé e meio na Série A de 2023, assim como o Bahia que empatou com o Vila Nova na 36ª rodada. Assim os rivais do ABC no próximo ano também vão tomando forma. Garantidos na segunda divisão de 2023, temos: ABC, Vitória, Mirassol, Botafogo-SP, Sampaio Corrêa, Criciúma, CRB, Guarani, Vila Nova e Ponte Preta. Tombense, Chapecoense e Novorizontino ainda têm chances de cair, mas devem ficar. E Sport, Londrina e Ituano contam com uma mínima probabilidade de subir, mas também devem permanecer.
Análise
Olhando para essas formações de Série B e Série C, vemos uma tendência muito grande ao equilíbrio. Para o ABC é um cenário parecido com o que enfrentou em 2022 e, mesmo com uma pequena oscilação, a equipe alvinegra soube administrar bem esse quadro fazendo do Frasqueirão a sua fortaleza. Já o América, depois de tantos anos na Série D, vai precisar se habituar novamente a este formato de competição, com adversário mais nivelados e com menos espaço para derrapar. Vai precisar de adaptação, mas a performance do alvirrubro na fase final da Série D, especialmente em casa, permite que o torcedor confie na sua equipe.
Copa do Mundo
A Seleção Brasileira feminina já conhece seu grupo para a Copa do Mundo de 2023, que acontecerá na Austrália e na Nova Zelândia. O Brasil ficou no Grupo F, junto com França, Jamaica e uma equipe que virá da repescagem entre Paraguai, Taiwan, Papua-Nova Guiné e Panamá. A estreia será justamente contra o vencedor dessa repescagem, no dia 24 de julho, às 7h (horário de Brasília). No mesmo horário, mas no dia 29 de julho, a seleção enfrentará a França e depois fechará a sua participação na primeira fase contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, às 6h.