Por Taís Viviane
Marrocos
Os Leões do Atlas seguem rugindo alto no Qatar. Ontem, a seleção marroquina eliminou a Espanha nos pênaltis. Apesar da pressão espanhola, Marrocos se mostrou extremamente disciplinada e fiel ao seu plano de jogo durante os 120 minutos, e ainda contou com uma noite mágica do goleiro Bono que defendeu três pênaltis. Com a campanha histórica, Marrocos já igualou Senegal, Camarões e Gana como seleção africana que mais avançou em um mata-mata de Copa do Mundo. Um retorno fantástico para quem passou 36 anos longe da fase decisiva do mundial.
Seleção
Após a goleada para cima da Coreia do Sul, a seleção brasileira já começa a se preparar para o duelo contra a Croácia. Novamente será um confronto que o Brasil chega com um certo favoritismo, já que o time xadrez, apesar de ser o atual vice-campeão do mundo, está mais envelhecido e vem de disputar uma prorrogação contra o Japão. Destaques da equipe croata como Modrić, Perišić e Kovačić não participaram das cobranças de pênaltis porque foram substituídos antes devido ao cansaço. Porém diferente das oitavas, onde o Brasil encontrou um adversário que jogou muito aberto e que nunca se retrancou, a seleção croata passa a sensação de que aceitaria ir diretamente para os pênaltis antes mesmo da partida começar, o que talvez vá exigir um pouco mais de paciência da seleção brasileira.
Recuperação
O Brasil conseguiu recuperar Neymar e Danilo para o jogo contra a Coreia do Sul, porém o lateral-esquerdo Alex Sandro ainda treina à parte, mas a expectativa é que ele volte para encarar a Croácia. Com Militão pendurado com um cartão amarelo, o retorno de Alex Sandro se faz ainda mais urgente para, caso o Brasil avance, não precisar improvisar na lateral direita. Gabriel Jesus e Alex Telles retornaram para os seus clubes para serem avaliados. O atacante do Arsenal já foi operado após machucar o menisco e ter uma lesão parcial do ligamento colateral do joelho e deve passar três meses longe dos gramados. Já o defensor do Sevilla teve uma ruptura parcial de grau 2 ou 3 do ligamento colateral interno, e lesionou parcialmente o ligamento cruzado posterior, mas o clube ainda não divulgou uma estimativa para o retorno do atleta.
Quartas
Após 17 dias seguidos com jogos da Copa do Mundo nos mais diversos horários, nesta quarta-feira teremos o primeiro dia sem nenhuma partida. Os jogadores terão um descanso até sexta-feira quando teremos o início das quartas de final com Brasil e Croácia, Argentina e Holanda. Quem avançar nessa fase já sabe que fará pelo menos sete jogos na competição, seja disputando a final ou o terceiro lugar.