Por Taís Viviane
Chocolate
Como se diz chocolate em coreano? Eu não sei, mas depois de ontem os jogadores do Brasil devem ter aprendido. A seleção brasileira não tomou conhecimento do adversário e só no primeiro tempo fez quatro gols com Vinícius Jr., Neymar, Richarlison e Paquetá. Na segunda etapa o ritmo diminuiu e os coreanos descontaram marcando um golaço com Seung-Ho. O Brasil começou a fase de mata-mata da melhor maneira possível, fazendo o seu melhor jogo na competição até então. Abrir o placar cedo foi fundamental, mas o Brasil soube explorar os espaços que a seleção coreana deixou com velocidade e manteve o ritmo elevado no primeiro tempo. Um ponto que vale mais atenção para o próximo confronto foi a facilidade que os coreanos encontraram em alguns momentos para finalizar, principalmente de fora da área.
Croácia
A Croácia será a adversária do Brasil nas quartas. A atual vice-campeã mundial eliminou o Japão nos pênaltis com grande atuação do goleiro Livaković que defendeu três cobranças. Brasil e Croácia se enfrentarão pela terceira vez em Copas do Mundo. As anteriores foram em 2014, vitória do Brasil por 3 a 1, e em 2006, triunfo brasileiro por 1 a 0. Será a primeira vez que se encontram num mata-mata.
Faltam dois
Logo mais, às 12h, Marrocos e Espanha decidem a penúltima vaga para as quartas de final. De um lado a seleção espanhola que encantou na primeira rodada, mas terminou a fase de grupos perdendo para o Japão. Já Marrocos foi a surpresa da primeira fase terminando na liderança do Grupo que tinha Bélgica e Croácia. Às 16h será a vez de Portugal e Suíça. Os portugueses se classificaram com certa tranquilidade mesmo perdendo para a Coréia do Sul, enquanto a Suíça precisou suar muito e protagonizou um jogaço contra a Sérvia para garantir a sua vaga.
ABC
Ainda montando o seu elenco para a temporada de 2023, o ABC anunciou três reforços para a sua defesa. Os zagueiros Walber e Jhonnathan, e o goleiro Matheus Refundini. Walber tem 25 anos, estava no Novorizontino, mas pertence ao Athletico Paranaense e chega por empréstimo. Também por empréstimo chega Jhonnathan que tem 21 anos, o atleta pertence ao Santos e estava cedido ao Brasil de Pelotas. O terceiro reforço é o goleiro Matheus Refundini, de 23 anos, que estava no Sertãozinho. A equipe alvinegra ainda anunciou a renovação do goleiro Matheus Nogueira, que terminou o ano como titular.