O público potiguar terá a oportunidade de assistir, gratuitamente, ao experimento cênico Acordo de Paz, no domingo, 24 de agosto, às 19h, na Casa da Ribeira, em Natal. Os ingressos serão distribuídos no local com 1 hora de antecedência e a entrada será garantida mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível ou item de higiene pessoal, que serão destinados a ações sociais. Além do compartilhamento do processo de criação do espetáculo, o público poderá bater um papo sobre as temáticas abordadas na obra junto aos artistas.
Protagonizado pela atriz Vênus de Morais, de Acari (RN), o trabalho é dirigido por José Neto Barbosa, artista potiguar reconhecido nacionalmente por obras como A Mulher Monstro. A montagem traz à cena uma investigação poética e política sobre a trajetória de mulheres trans e travestis pioneiras na política brasileira. A narrativa dialoga diretamente com as vivências de Vênus, travesti negra do Seridó potiguar. “É mais que teatro. É um acordo com a vida, apesar dos apagamentos históricos e das estatísticas que nos atravessam todos os dias. É sobre resistir, reexistir e afirmar nossa presença, contando histórias que não podem ser esquecidas.”, declara Vênus de Morais.
O texto está sendo desenvolvido em colaboração com a dramaturga Fernanda Cunha e conta com supervisão cênica da paulista Ave Terrena, referência da cena teatral contemporânea brasileira. A Cia. vem realizando uma série de ensaios abertos do experimento cênico, em intercâmbio nas cidades potiguares Natal e Acari.
Segundo o diretor, o espetáculo ainda está em construção e tem como proposta envolver o público numa experiência que ultrapassa a representação teatral tradicional, convidando o público à reflexão sobre identidade, direitos humanos e resistência. “Acordo de Paz é um convite para sentir e pensar junto com a cena. Essa obra tem conquistado um lugar precioso nos corações de quem já assistiu. Estamos entusiasmos com essa apresentação”, afirma José Neto Barbosa.
Sobre a Cia.
Com sede em Natal (RN) e atuação também em Recife (PE), a S.E.M. Cia. de Teatro está há 13 anos desenvolvendo ações formativas e circulando espetáculos por todas as regiões do país. Suas obras já alcançaram mais de 70 mil espectadores em 15 estados brasileiros, com destaque para os monólogos Borderline, Quando a Vela Apaga e A Mulher Monstro. Em parceria com a Poss Comunicação e Cultura, a Companhia realiza oficinas, estreias e circulações de espetáculos e projetos audiovisuais, sempre com forte viés artístico e social.