A Sociedade Amigos da Pinacoteca está completando 10 anos e, para comemorar essa trajetória, promove a exposição coletiva “ERA UMA VEZ …”, que será aberta ao público nesta quarta-feira, 08 de maio, na Pinacoteca Potiguar. A data também é festiva pelo dia do Artista Plástico.
Com 70 artistas participantes e 120 obras, os curadores da exposição, Dione Caldas e Manoel Onofre Neto, destacam a diversidade da arte potiguar: “A diversidade de estilos e de poéticas impera, convertendo-se em uma amostra qualificada da arte potiguar na contemporaneidade, um verdadeiro presente para o deleite de todos”.
Presidente da Saap, Iaperi Araújo, ressalta a importância dessas ações também na descoberta de novos talentos: “Muitos artistas potiguares foram revelados em Salões realizados pelos Amigos da Pinacoteca, principalmente naquele que homenageia o grande ícone da arte norte-rio-grandense Dorian Gray”.
Na organização, Alfredo Neves enaltece a importância da participação entusiasmada dos artistas e das parcerias estratégicas e apoios do Sindipetro-RN, do Sindicato dos Bancários, da Pinacoteca Potiguar e da Gráfica Offset, necessários à efetivação da exposição, da publicação do catálogo e da execução do educativo, com vasta programação, articulada pela Profa. Isaura Amélia.
A programação educativa conta com 4 oficinas que serão realizadas entre os dias 09 e 24 de maio, com temática variada incluindo folclore, tapeçaria, desenvolvimento artístico e elaboração de projetos.
Após a abertura nesta quarta-feira, às 17h, a exposição “ERA UMA VEZ…” segue na Pinacoteca Potiguar, na Praça Sete de Setembro, Cidade Alta, até o próximo dia 31 de maio, de terça a sexta, das 8h às 17h – sábados e domingos, das 9h às 16h.
Sobre a Saap
A Sociedade Amigos da Pinacoteca foi fundada em 2014 por um grupo de amigos apaixonados pela arte e movidos por entusiasmo, responsabilidade social e compromisso com a cultura norte-rio-grandense.
Passados 10 anos, a Sociedade Amigos da Pinacoteca atinge a maturidade e se firma como referência institucional na cena cultural potiguar, com feitos e realizações que apoiam, divulgam e enaltecem a arte e os artistas.
No percurso, importantes publicações vêm sendo realizadas, como a Revista Paleta, já na 10a edição; e o Catálogo do Acervo de Artes Visuais do RN. A Saap realiza também exposições, entre elas o Salão Dorian Gray – evento que, já na edição VI, entrou definitivamente para o calendário da arte potiguar e tem possibilitado o lançamento e visibilidade de artistas principiantes, além da realização de inúmeras formações, qualificações e discussões, das variadas formas de expressão das artes.