Nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, a engorda de Ponta Negra amanheceu totalmente alagada em decorrência das fortes chuvas que atingem Natal desde a noite de quarta-feira (05). De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acúmulo de água na região foi superior a 90 milímetros, tornando Ponta Negra a área mais afetada pelas precipitações.
Esse não é o primeiro episódio de alagamento enfrentado pela praia. Em 13 de janeiro, Ponta Negra também passou por uma situação semelhante, quando foram registrados 50 milímetros de chuva em apenas 6 horas. Na ocasião, trabalhadores locais sofreram prejuízos significativos, com barracas, cadeiras e caixas submersas sob as águas.
Imagens gravadas mostram uma espécie de voçoroca que aconteceu perto do Morro do Careca, após o sistema de drenagem não comportar o volume de chuva que caiu na cidade. Procurado pela reportagem do Diário do RN, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, disse que a Semurb está ‘avaliando a situação’, e que ‘a previsão da finalização da drenagem que é conduzida pela Seinfra é 28 de fevereiro’.
Obra de drenagem
A obra de drenagem da praia de Ponta Negra, em Natal, é essencial para evitar alagamentos e erosão na faixa de areia pela engorda da praia. De acordo com Mesquita, o sistema atual é antigo e foi projetado antes da expansão da orla. Atualmente, estão sendo instalados 13 dissipadores de energia para reduzir a força da água da chuva ao atingir a areia.