As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem ser consultadas na Página do Participante, na internet. O Governo Federal informou que, a partir desta sexta-feira (16), passará a enviar mensagens personalizadas a estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As comunicações serão feitas por meio da Caixa Postal GOV.BR e do WhatsApp, com orientações sobre a consulta do resultado e sobre a participação em programas de acesso ao ensino superior.
Com as notas divulgadas, os estudantes poderão se inscrever em iniciativas do Ministério da Educação (MEC), como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ocorrem entre os dias 19 e 23 de janeiro. As pontuações individuais estão disponíveis na Página do Participante, onde é possível consultar a nota da redação e das quatro áreas de conhecimento. No caso dos chamados treineiros, que ainda não concluíram o ensino médio, o boletim individual será divulgado em até 60 dias após a liberação dos resultados.
O envio das mensagens é resultado de uma parceria entre o MEC e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e marca também o lançamento do Chat GOV.BR, ferramenta de atendimento automatizado desenvolvida para ampliar o acesso a informações sobre políticas públicas e serviços do governo.
Nesta edição, o Sisu oferecerá mais de 274 mil vagas em cerca de 7,3 mil cursos de 136 instituições de ensino superior. Além do sistema de seleção, os participantes do Enem também poderão concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições previstas entre 26 e 29 de janeiro, ou recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A partir do dia 19, o governo também enviará mensagens a estudantes que participaram de edições anteriores do Enem, em 2023 e 2024, além dos candidatos de 2025, convidando-os a participar do processo seletivo deste ano. As comunicações serão destinadas a alunos de escolas públicas e privadas.
Nas mensagens encaminhadas pelo WhatsApp, os estudantes terão acesso a um canal de atendimento para esclarecimento de dúvidas sobre o Enem, o Sisu, o Prouni e o Fies. O Chat GOV.BR foi desenvolvido pelo Núcleo de Inteligência Artificial do governo, sob coordenação da Secretaria de Governo Digital do MGI, e deve ser ampliado futuramente para outros serviços públicos.
Já a Caixa Postal GOV.BR, lançada em fevereiro de 2025, vem sendo utilizada para o envio de comunicados oficiais sobre diferentes programas e serviços federais, como documentos, benefícios sociais e concursos públicos. Segundo o governo, somente no último ano foram enviadas mais de 78 milhões de mensagens pela plataforma. Para acessar a funcionalidade, é necessário possuir conta nível prata ou ouro no GOV.BR.
Os usuários também podem avaliar as mensagens recebidas, contribuindo para o aprimoramento do sistema de comunicação. De acordo com a Secretaria de Governo Digital, mais de 360 mil avaliações já foram registradas, com índice médio de aprovação de 95%.
A ferramenta está disponível para órgãos da administração pública federal, que podem solicitar integração para o envio de comunicados personalizados à população, com o objetivo de ampliar o acesso a informações oficiais e reduzir riscos de desinformação e fraudes.

