O Rio Grande do Norte sedia, nesta semana, o Encontro Nacional de Gestores da Assessoria de Negócios do Sebrae. O evento, que inicia nesta quarta-feira (28) e segue até a sexta-feira (29), reúne gestores e representantes do Sebrae dos estados de Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.
A Assessoria de Negócios é uma iniciativa em fase de implementação, baseada na metodologia dos Small Business Development Centers (SBDC), um programa da Small Business Administration (SBA), organização norte-americana que apoia pequenas empresas nos Estados Unidos.
O grupo foi recebido pelo Superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, e pelo Diretor de Operações, Marcelo Toscano, que apresentaram as atividades realizadas na Agência SEBRAE Grande Natal. “Consideramos essa metodologia uma referência importante, especialmente na forma como os SBDCs fortalecem o empreendedorismo por meio de estratégias adaptadas às necessidades locais. A adoção de princípios semelhantes no Brasil, ajustados às particularidades regionais, pode impulsionar ainda mais o crescimento sustentável e a inovação no nosso ecossistema de pequenas empresas”, destacou Melo.
A parceria entre a SBA e o Sebrae foi formalizada por meio da assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Sebrae. O programa é financiado pela Missão dos EUA junto à OEA e executado pela Universidade do Texas em San Antonio (UTSA).
O Rio Grande do Norte, juntamente com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, é um dos estados-piloto para a implementação da metodologia SBDC. Durante o encontro, gestores dessas três unidades apresentarão suas estratégias e compartilharão as experiências iniciais na execução do projeto de Assessoria de Negócios com clientes de seus estados.
Em sua fala no início das atividades, o Gestor do Sebrae Nacional, Rodrigo Palácio, destacou que acredita fortemente que o apoio ao empreendedorismo é a chave para o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo do Brasil. “Buscamos constantemente referências e boas práticas que possam ser adaptadas à nossa realidade, com a metodologia do SBDC, o Sebrae continuará seguindo nessa direção de ser um agente transformador na vida dos empreendedores brasileiros”, comentou.
Durante os dias de evento no RN, também estão programadas atividades de capacitação para os assessores em fase de implantação, bem como para aqueles que iniciarão o uso da metodologia em suas unidades. Além disso, será lançado um novo referencial de atuação para os pilotos e discutida a construção da estratégia de atendimento para 2025.
“Um dos grandes diferenciais da metodologia no Sebrae é o foco na mensuração de resultados e nos impactos econômicos decorrentes das mudanças realizadas. Outro destaque é o investimento no relacionamento com o cliente. Com a designação de um assessor individual, o cliente contará com uma visão geral de seu negócio e receberá orientações para melhorias nas áreas identificadas como necessitando de ajustes”, explica Kessianny Souza, coordenadora da Assessoria de Negócios do Sebrae-RN.
No estado potiguar, estão em andamento cinco projetos-piloto com clientes específicos nas cidades de Natal, Caicó, Santa Cruz e Nova Cruz. Um desses clientes, a JS Grilo Contabilidade e Gestão, será visitado pelos participantes do evento como um exemplo prático de um case do piloto em execução.
O projeto, com uma visão abrangente, busca estruturar centros de desenvolvimento para pequenas empresas em todo o país. A proposta é oferecer assessoria individual, planejamento personalizado para treinamentos e soluções que promovam o desenvolvimento sustentável e de longo prazo dos negócios, com uma mensuração real dos resultados.