A edição de 2025 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), destinada aos cursos de bacharelado e aos cursos superiores de tecnologia, será aplicada no próximo domingo, 23 de novembro. O exame é componente curricular obrigatório e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), contribuindo para o monitoramento da qualidade da graduação no país.
Devem realizar a prova todos os estudantes concluintes habilitados pelas instituições de educação superior, de acordo com os critérios estabelecidos, como percentual mínimo da carga horária integralizada, previsão de conclusão do curso e ausência de colação de grau até a data limite.
A aplicação seguirá o horário de Brasília (DF), com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. A prova terá início às 13h30 e término às 17h30.
No dia do exame, o participante deverá apresentar um documento oficial de identificação com foto, conforme listado no edital. A ausência sem justificativa no exame torna o participante irregular, impedindo a colação de grau.
Bacharelado e tecnologia
Na área de bacharelado, serão avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais.
Já para os cursos superiores de tecnologia, o exame abrangerá as áreas de design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
O inscrito que participar da prova só pode sair da sala levando o espaço para anotações de questões, que contém o código alfanumérico para confirmação de presença, após as 17h (horário de Brasília). O participante poderá entregar esse documento ao coordenador de curso, que poderá registrar a presença do estudante por meio da validação do código no Sistema Enade.
Enade
Realizado anualmente pelo Inep, o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação quanto ao conteúdo previsto nas diretrizes curriculares.
O exame também analisa o desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a formação geral e profissional. Além disso, verifica o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.
A inscrição é obrigatória para todos os alunos de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas.

