Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (23), as empresas entregaram ofício para a governadora e para Codern (Companhia Docas do Rio Grande do Norte) em um coquetel que reuniu imprensa, empresários, investidores, estivadores, representantes estaduais e municipais, além de sindicalistas.
“Houve um pedido de arrendamento de uma área no porto, porque a nossa intenção é vir com navios maiores, com uma frequência maior e atender não só a Famosa, como todos os produtores da região”, afirma Carlo Porro, CEO da Famosa.
A área pretendida de arrendamento corresponde a 4 mil m² e nos planos da empresa também está a construção de um terminal frigorífico. Juntas, a forma de operação das empresas consiste na exportação de frutas em navios frigoríficos, ao invés de contêineres, um serviço mais caro, mas que segundo Carlo Porro, detém uma maior qualidade na entrega final do produto, que tem hora para chegar e para sair, sem atrasos nos navios de contêineres, garantindo também uma melhor qualidade das frutas.
A empresa opera com um navio por semana com capacidade para transportar 2.500 toneladas.
“Nós da Famosa sentimos a diferença no serviço, nossos clientes sentiram e outros produtores também vão sentir e vão optar por esse serviço que ele é sim mais caro, mas ele é infinitamente melhor”.
O representante da Green Sea, o inglês Hans Vos, destacou que a empresa garante a melhor qualidade desses produtos.
“Nosso sistema é o Full Reef, onde tem câmaras frigoríficas para o navio, um ‘frio’ de boa qualidade, muito forte, para baixar a temperatura mais rápido e tirar etileno, que é um gás que amadurece a fruta. E a grande vantagem é que os nossos navios são dedicados, eles são só para a fruta, a gente não faz outras escalas. Como já foi falado, não é um ônibus que para em qualquer estação, nós só vamos direto no assunto, vamos direto na descarga da fruta”.
A proposta inclui a construção de um terminal frigorífico, ampliando o transporte de melões e outras frutas, como manga e uva.
De acordo com Nino Ubarana, diretor-presidente da Codern, esse é o segundo pedido feito para o arrendamento de berço do porto. Conforme Ubarana explica, o arrendamento começa com o envio da carta de intenções e após isso, há o encaminhamento para a Secretaria Nacional de Portos, que avaliará a continuidade do processo. Depois desses trâmites, a empresa interessada deve promover um EVTA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) que pode durar de 120 a 180 dias.
A governadora Fátima (PT) destacou a importância do pedido de arrendamento, segundo ela, a ação fortalece a fruticultura do RN.
“É fundamental ressaltar a nossa alegria com essa parceria estratégica entre a Agrícola Famosa e a Green Sea. Essa colaboração desempenha um papel crucial ao oferecer suporte logístico a um setor econômico de grande destaque no Rio Grande do Norte: a fruticultura. Este é um dos segmentos mais robustos do agronegócio potiguar, não apenas pela expressiva geração de empregos, mas também pelo protagonismo na balança comercial de exportação”.