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    vamu cumê

    Empreendedorismo feminino: mulheres se unem para abrir loja colaborativa na Vila de Ponta Negra

    27/11/2024, 15:03 Colunas
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    Edenize de Souza vive em uma comunidade de vulnerabilidade social em Vila Ponta Negra, Natal, e é um exemplo de como a educação e o empreendedorismo podem mudar realidades. Participante do projeto Todo Mundo Pode Aprender, da Minhoto, ela encontrou uma oportunidade de transformar sua paixão pela culinária em um negócio capaz de gerar renda e impactar positivamente a sua comunidade.

    Antes de entrar no projeto, Edenize já vendia bolos caseiros, uma habilidade que aprendeu com sua avó. No entanto, foi no curso que ela conheceu novas técnicas de gastronomia, empreendedorismo e, especialmente, como administrar seu negócio com mais assertividade. “O curso me ensinou a pensar como empreendedora. Agora, tenho mais conhecimento para gerenciar meu trabalho e crescer mais”, conta ela.

    Juntamente com outras alunas do projeto, Edenize decidiu abrir uma loja colaborativa, onde venderá doces, com destaque para o panetone. Esse é um dos produtos que ela aprendeu a fazer no curso, e, neste fim de ano, ela aproveitará a temporada para lançar seu produto natalino, que será vendido tanto de forma tradicional quanto recheado. Além do panetone, Edenize e suas amigas de curso também planejam oferecer outras sobremesas típicas de ceias de Natal.

    Pensando em impulsionar ainda mais o negócio, Edenize já está planejando ampliar as vendas por delivery, aproveitando a alta demanda que essa época do ano proporciona. “Essa é uma das melhores épocas para aumentar a renda, então vamos aproveitar cada oportunidade”, afirma.

    Além do grupo que Edenize está inserida, outras mulheres aprenderam durante três meses receitas gastronômicas e também tiveram aulas de português e empreendedorismo. Com a conclusão, praticamente todas estão tocando seus próprios negócios.

    “Tornar o desejo dessas mulheres de empreender uma realidade nos deixa ainda mais convictos do que estamos nos propondo a fazer. Oportunizar, encorajar e mostrar que é preciso dar o primeiro passo tem como resultado, vidas transformadas”, afirmou Renata Carvalho, gerente de Marketing e Trade do Grupo Raymundo da Fonte, empresa responsável pela marca Minhoto.

    Sobre a Minhoto

    A Minhoto, uma das principais marcas do Grupo Raymundo da Fonte, acredita que todo mundo pode cozinhar. Líder na região Norte-Nordeste em condimentos, a marca oferece uma linha completa de vinagres, composta por vinagre de maçã, de vinho tinto, vinho branco, de álcool, além dos vinagres saborizados de alho e limão. No portfólio da marca, estão ainda os molhos inglês, de pimenta, shoyu, mostarda e ketchup.

    Ana Carla Queiroz
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