O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo em suas redes sociais no qual aparece plantando sementes de uva no Palácio do Alvorada e faz um convite ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Isso aqui é um exemplo, estou plantando comida e não plantando violência e plantando ódio”, disse o presidente.
Lula diz que espera um dia receber a visita do presidente dos EUA no Alvorada, para que possam conversar sobre a realidade brasileira. “A uva brasileira, desenvolvida pela Embrapa, que é uma das maiores empresas de tecnologia agrícola do mundo. Por isso, Trump, eu queria aproveitar este sábado, em que estou plantando o pé de uva Vitória aqui no Palácio da Alvorada, um lugar que eu espero que um dia você possa visitar, para que a gente possa conversar e para que você conheça o Brasil verdadeiro”, disse o presidente.
No vídeo, Lula afirma ainda “que não adianta o presidente Trump taxar” a uva brasileira, pois “se for necessário, ela vai pra merenda escolar”.
Lula também convidou Trump a conhecer o ‘Brasil verdadeiro’: “O povo que gosta de samba, Carnaval, futebol, dos Estados Unidos, da China, da Rússia, do Uruguai, da Venezuela”.
Hoje foi dia de colocar a mão na massa e plantar o primeiro pé de Uva Vitória do Palácio do Alvorada. Uva brasileira, sem semente, desenvolvida pela Embrapa.
— Lula (@LulaOficial) August 17, 2025
Aqui, a gente planta comida e não violência ou ódio.
🎥 @JanjaLula pic.twitter.com/tov9N5NHWo