O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta terça-feira (23), à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, com a presidenta do Peru, Dina Boluarte, para discutir assuntos de interesse comum.
Lula lamentou não ter podido comparecer à Cúpula da APEC, em novembro passado, e convidou a presidenta Boluarte para participar da COP30. A presidenta confirmou a presença e, ao recordar que a maior parte da Amazônia encontra-se nos territórios do Brasil e do Peru, expressou interesse em fortalecer a cooperação bilateral para superar alguns dos desafios que afetam a região, como a insegurança alimentar, a escassez de conexões viárias e o crime organizado.
O presidente lamentou também o distanciamento entre os dois países nos anos recentes e enfatizou o interesse do Brasil em se reaproximar do país vizinho, afirmando que não há soluções individuais para o desenvolvimento da América do Sul. Lula referiu-se ao programa Rotas da Integração Sul-Americana, que contempla a conexão viária entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, do Brasil ao Peru.
Lula sugeriu a realização de reunião de trabalho com a participação de ministros e técnicos dos dois países para definir agenda de iniciativas conjuntas. Ambos acordaram promover a reunião até o fim do ano e seguir trabalhando para estreitar os laços entre os dois países.