Professores da Rede Estadual de ensino realizaram um protesto pelas ruas de Natal, nesta quinta-feira (27), para pressionar o governo a conceder um reajuste salarial imediato de 6,27% para a categoria. Eles saíram em caminhada das imediações do Midway Mall em direção ao Centro Administrativo. No local, ocuparam a rampa da Governadoria e exibiram faixas em protesto contra a gestão estadual. Depois, seguiram para a Escola de Governo, onde a governadora Fátima Bezerra (PT) cumpria agenda.
Após a manifestação, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) conseguiram agendar uma reunião na Secretaria Estadual de Administração (Sead) para sexta-feira (28), a partir das 15h. Há a expectativa de que uma nova proposta seja apresentada pelo governo.
A categoria está em greve desde o dia 25 de fevereiro, cobrando que o reajuste seja pago de forma integral imediatamente ou 4,83% em abril e 1,44% em maio. Pede também a quitação dos retroativos referentes a 2023, 2024 e 2025 a partir de julho deste ano, e envio de dois projetos para a Assembleia Legislativa: um que trata do plano de cargos dos funcionários e outro sobre o porte de escolas. Requer ainda que benefícios para professores efetivos sejam concedidos a profissionais temporários.