Por Pedro Lúcio
Na tarde desta segunda-feira (19), foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) os candidatos eleitos no pleito realizado no último mês de outubro para os cargos de Governador e Vice-governador, Senador e seus suplentes, Deputados Federais e Deputados Estaduais.
A solenidade, sob a presidência do desembargador Cornélio Alves, ocorreu no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), no bairro do Tirol, Zona Leste de Natal, e diplomou a governadora reeleita Fátima Bezerra (PT), o vice Walter Alves (MDB), o Senador Rogério Marinho (PL) e seus suplentes (Flávio Azevedo e Igor Targino), além dos 8 deputados federais e 24 deputados estaduais.
Esse momento de diplomação é o último ato antes da posse, um documento que atesta a vitória do candidato no pleito e autoriza sua posse. Para os cargos do executivo, como o presidente e os governadores, ela será no dia 1º de janeiro de 2023. Já nos cargos legislativos, como senadores, deputados federais e deputados estaduais, será em 1º de fevereiro de 2023.
Em seu discurso no evento, a governadora Fátima Bezerra enfatizou os problemas enfrentados durante os seus primeiros quatro anos de mandato, como a crise fiscal, herdada de gestões anteriores, a crise sanitária, causada pela pandemia da Covid-19, e uma falta de sintonia com o governo federal, que ela classificou como “Uma conjuntura nacional extremamente adversa”.
“Vamos entregar os doze Institutos Estaduais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia (IERN´s), cuidar da infraestrutura das nossas escolas e dotá-las de conectividade através do programa geração conectada”
Fátima Bezerra
Governadora/RN
Ainda em sua fala, Fátima defendeu a democracia e projetou parcerias com o governo federal, no mandato do presidente eleito Lula, para investimentos em infraestrutura, saúde, segurança, políticas sociais e, na educação, prometeu: “Vamos entregar os doze Institutos Estaduais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia (IERN´s), cuidar da infraestrutura das nossas escolas e dotá-las de conectividade através do programa geração conectada”.
A governadora concluiu sua fala destacando que uma das prioridades do seu segundo mandato é fomentar a produção de energias renováveis no RN, colocando, segunda ela, o estado como “a locomotiva da transição energética do país”.
“Cumpram o que prometeram aos eleitores durante a campanha eleitoral e troquem as paixões políticas pelo debate respeitoso”
Cornélio Alves
Presidente/TR
O encerramento da cerimônia se deu com o discurso do presidente do TRE/RN, o desembargador Cornélio Alves, que enfatizou a importância da Justiça Eleitoral como garantidora de eleições justas e com voto livre e consciente, e parabenizou todos os diplomados dizendo que está “esperando que cumpram o que prometeram aos eleitores durante a campanha eleitoral e desejando êxito” e que troquem as “paixões políticas” pelo “debate respeitoso”.