Uma eleitora do município de Montanhas, no Agreste Potiguar, registrou em cartório uma declaração de fato sobre suposta compra de voto por parte do atual prefeito do Município, Antônio Neto Marcolino (PP). A dona de casa Antonia Raynara da Silva Costa, de 27 anos, alega ter recebido dinheiro do então candidato, em setembro de 2024, para que votasse nele nas eleições municipais que ocorreriam no mês seguinte.
De acordo com a jovem, o caso ocorreu no feriado da Independência do Brasil – em sete de setembro -, quando Antônio teria realizado um evento denominado “Onda Azul”. Ela relata que foi ao evento devido à companhia dos amigos e devido à “festa”, mas que já havia decidido votar no candidato adversário, Algacir (PSD). No entanto, segundo registrou em cartório, o atual gestor da cidade a cumprimentou no evento e pediu voto, mas ela afirmou que somente o faria caso recebesse uma ajuda, condição aceita pelo político.
Ainda conforme o relato de Antonia Raynara, Antônio perguntou do que ela precisava e ela afirmou que queria R$ 500 reais, valor entregue a ela no mesmo momento pelo então candidato, que a pediu para que tirassem uma fotografia juntos, a qual teria sido publicada no perfil oficial de Antônio no Instagram. Na imagem, a dona de casa aparece com cédulas de dinheiro em uma das mãos.
As declarações foram registradas no formato de “Ata Notarial de Declaração de Fato e Descrição de Rede Social”. Segundo o Colégio Notarial do Brasil, esse documento consiste em um “instrumento público no qual, a pedido de pessoa capaz, o tabelião formaliza um documento narrando fielmente tudo aquilo que verifica com seus próprios sentidos sem emissão de opinião, juízo de valor ou conclusão, ou seja, narra e materializa os acontecimentos em sua essência, constitui prova para ser utilizada quando conveniente, de modo que a veracidade (juris tantum) somente poderia ser retirada através de sentença transitada em julgado”.
Para a confecção da Ata, Antonia compareceu ao 2º Ofício de Notas de São José de Mipibu, na Grande Natal, no dia 31 de outubro de 2024, após as eleições, quando Antônio Neto já havia sido eleito para administrar o município de Montanhas entre 2025 e 2028.
O pleito para a Prefeitura do município teve apenas Antonio Neto (PP) e Algacir (PSD) como candidatos no ano passado. O vencedor obteve 52,63% dos votos válidos (4.190 votos), contra 47,37% (3.771 votos). Em sua campanha, Antônio Neto e o vice Naldinho (PT) receberam apoio do então prefeito Manuel Gustavo Moreira (PSB), que já não podia concorrer à reeleição.