“A orientação é participar em eleições majoritárias. Hoje, o PSDB no Rio Grande do Norte tem um dos maiores números de prefeituras, são 33 prefeitos e estamos fazendo novas filiações, e confiamos nessa capacidade de gestão do PSDB”, afirmou o presidente nacional do PSDB, governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, ao destacar a força do tucanato potiguar nesta sexta-feira (18), quando participou do evento “Diálogos Tucanos RN”, que reuniu lideranças políticas de todas as regiões potiguares em Natal.


Para Leite, é preciso construir “candidaturas viáveis para o PSDB”, unindo o “programático com pragmático”. “O programático é o programa, a alma do partido, o que a gente pensa, isso é fundamental. Mas, tem o lado pragmático, campanhas precisam ser feitas com coligações, apoios, alianças, recursos, por isso a gente precisa entender o cenário, viabilidade de candidaturas, para conseguir colocar candidaturas competitivas”, explicou.
Ele destacou que a iniciativa do partido nas eleições gerais de 2022, que escolheu seu candidato a Presidência da República por meio de uma discussão interna do partido, as chamadas prévias, não é regra. “Foi importante, promoveu discussão interna diante de uma circunstância eleitoral que estava apresentada”, disse, afirmando que o PSDB está em um processo de discussão interna sobre a agenda que a sigla tem para o Brasil.
“É uma agenda sobre os valores, as diretrizes, os caminhos que a gente defende para que o país possa ter um grande futuro. Ao longo desses últimos anos, em que uma polarização fratricida que colocou brasileiros contra brasileiros, família contra família. E estamos vivendo um período de decantação, ou seja, de baixar essa poeira, para que possamos parar de olhar procurando culpados pelos problemas e olhar em busca de soluções”, afirmou o governador do Rio Grande do Sul.
Segundo Eduardo Leite, o PSDB tem a obrigação de dizer com clareza qual é o caminho certo para o país avançar, e que será feito no próximo dia 24, quando lançará uma cartilha nacional com a visão da sigla sobre os temas mais importantes para o Brasil. “Um partido que tem capacidade de gestão, que é vocacionado para gerir, governar, e onde governou, o PSDB fez a diferença, foram sempre de transformações profundas. E nesses últimos anos, não teve o protagonismo eleitoral nacional. Então, é hora de revisitarmos nossa agenda, nossa espinha dorsal”.
PARTIDO REFORÇADO COM NOVAS FILIAÇÕES
O presidente nacional do PSDB participou, em Natal, do ato de filiações dos vereadores natalenses Anderson Lopes (ex-SDD), Aldo Clemente (ex-PDT), Herberth Sena (ex-PL), Hermes Câmara (ex-PTB) e Klaus Araújo (que estava sem partido), além do presidente da Câmara Municipal de Mossoró Lawrence Amorim (ex-SDD) e de prefeitos e vice-prefeitos de municípios norte-rio-grandenses. Acompanhado do presidente da legenda no Estado, o deputado estadual Ezequiel Ferreira, ele comemorou o fortalecimento da sigla potiguar.