PETROBRAS FICA
O Presidente da Petrobrás Jean Paul Prates (foto), ex Senador do RN, marcou um golaço com o povo potiguar e em especial com os empregados da estatal e suas respectivas famílias que residem no estado.
Prates reuniu-se com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra na sede da Petrobrás em Natal e anunciou que a empresa permanecerá com suas operações no estado.
“Estão suspensas aquelas transferências que estavam programadas, engatilhadas automaticamente à venda dos ativos. Porque são pessoas que têm suas vidas no Rio Grande do Norte”, disse Prates.
A venda dos campos, assinada durante a gestão de Joaquim Silva e Luna, em janeiro de 2022, está mantida, mas Prates continua firme: “A Petrobrás não vai mais sair do Rio Grande do Norte”.
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
O Presidente Jean Paul Prates disse ainda que pretende criar uma nova Diretoria de energias renováveis, cuja sede ficará na cidade de Natal (RN).
A criação da nova diretoria já estava sendo especulada no mercado ao longo das últimas semanas. Nos corredores do setor de óleo e gás, existe a expectativa que o nome indicado para o novo órgão seja o de Maurício Tolmasquim, que foi presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
“Nós vamos fortemente para o offshore eólico e vamos ser líderes de offshore do Brasil, de operação de parque. E a sede de todo o offshore eólico da Petrobrás vai ser aqui no Rio Grande do Norte. Quem quiser vir conversar com a Petrobrás sobre eólica terá que vir a Natal”, detalhou Prates.
SECRETARIA DE MINAS E ENERGIA NO RN
É hora de darmos um passo importante rumo a um futuro mais econômico, sustentável e próspero para o Rio Grande do Norte.
Uma Secretaria específica seria importante para a promoção do desenvolvimento tecnológico na área de energia e mineração, garantindo a atração de empresas de tecnologia de ponta para o estado do RN. Seria fundamental para o fortalecimento da cadeia produtiva de energia limpa e mineração, estimulando o crescimento econômico e a geração de emprego. Teria como função principal a coordenação, o fomento de projetos e a criação de políticas públicas na área de mineração e energia. Ela seria responsável por trabalhar com os setores públicos e privados, a fim de garantir a exploração responsável e sustentável dos recursos minerais e energéticos do estado.
A Secretaria de Governo de Minas e Energia no Estado do Rio Grande do Norte seria crucial para aproveitar as oportunidades de desenvolvimento econômico e social. O potencial de exploração de energia onshore, offshore, hidrogênio verde e outros recursos minerais no estado são enormes e estratégicos para o mundo.
Com a Petrobrás anunciando seu investimento pesado na exploração de energia offshore e a decisão de manter sua sede e criar uma Diretoria de Energia Renovável em Natal, o estado do RN irá se destacar como um importante centro de produção de energia limpa e sustentável. Além disso, outras empresas também estão interessadas em explorar ferro e ouro no estado, o que pode gerar mais emprego e renda para a população.