O ISI-ER COMEMORA TRÊS ANOS NO RN, ALCANÇANDO UM IMPRESSIONANTE
CRESCIMENTO DE 2300% EM PROJETOS DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE.
O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), sediado no Rio Grande do Norte e principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em energia eólica, solar e sustentabilidade, aumentou em 23 vezes o valor da carteira de projetos que tem contratados, em desenvolvimento e entregues no país, em relação a 2021, e projeta um ritmo “ainda mais acelerado” de expansão para os próximos anos.
“Alcançamos uma evolução que supera todo e qualquer planejamento que nós tínhamos no início”, diz o diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello, em um balanço sobre os três anos de operação do Instituto, comemorados neste sábado, 15 – mesmo dia em que é celebrado o “Dia Mundial do Vento”.
A coluna expressa sinceras congratulações pela data e pelo extraordinário marco alcançado pela equipe do ISI-ER sob a liderança de Rodrigo Mello cujo comprometimento e visão são fundamentais para esse sucesso.
REGULAMENTAÇÃO AVANÇADA DA PPP
Para Sílvio Torquato, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Estado do RN tem regulamentação de PPPs avançada e já conta com inciativas para atrair investimentos transformadores.. Ele citou o convênio firmado com o BNDES para definir a modelagem do edital para as Parcerias Público-Privadas da Caern, que deve atrair recursos bilionários na ampliação do saneamento no Rio Grande do Norte. Citou também o projeto que está com as diversas etapas planejadas cumpridas para que seja firmada a PPP de construção do Porto Indústria Verde em Caiçara do Norte. “Isso vai garantir a infraestrutura para que o Estado tenha a capacidade de exportar o hidrogênio verde que certamente poderá produzir e aproveitar todo o potencial da produção de energia eólica offshore”, ressaltou.
LEILÃO DO TERMINAL PESQUEIRO DE NATAL
O Ministério da Pesca confirmou para terça-feira (25), sem divulgar as empresas participantes, a abertura dos envelopes contendo as propostas comerciais do leilão de privatização do Terminal Pesqueiro de Natal. O critério para escolha da proposta comercial vencedora será o maior valor de outorga. A primeira tentativa de privatização em 2022, foi deserta.
Embora possua uma ampla estrutura, o terminal de Natal (RN) ainda não entrou em operação. Há a necessidade de colocá-lo em funcionamento, bem como implementar serviços para garantir a viabilidade do projeto. A região do terminal concentra indústrias relacionadas à pesca de atuns e afins, para os demais pescados, a atividade é predominantemente artesanal.
A privatização do Terminal Pesqueiro de Natal visa modernizar a infraestrutura e aumentar a eficiência, beneficiando os pescadores e estimulando a economia local.
ABONO DO PIS/PASEP PARA NASCIDOS EM JULHO E AGOSTO LIBERADO
A Caixa econômica Federal liberou ontem (17) o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) para trabalhadores nacidos em julho e agosto. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.