RN NA PETROBRAS
O senador Jean Paul Prates (PT-RN) foi escolhido pelo presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva (PT) para presidir a Petrobras e o anúncio deverá acontecer nesta terça-feira (27).
O mercado financeiro recebeu com simpatia a notícia. O futuro presidente da maior estatal brasileira é advogado e economista com mestrado em Petróleo e Gás e em Economia de Petróleo e Motores pelo Instituto Francês do Petróleo, é, também, um especialista no setor de energia, principalmente a solar fotovoltaica e a eólica.
Prates é um crítico da atual política de preços da Petrobras, que equipara os valores locais ao preço do barril de petróleo e do dólar, e que Lula já disse que vai extinguir. Ele defende a criação de um “preço de referência” para a Petrobras e demais petroleiras do país, a partir do qual será definido o preço dos combustíveis.
Além do fim da Paridade de Preços de Importação (PPI), Prates também defende o aumento dos investimentos em refino; o aumento dos investimentos relacionados à transição energética; o fim dos desinvestimentos; e a redução dos dividendos para crescimento dos investimentos;
Jean-Paul falou a este colunista: “Esteja certo Rodrigo, nunca deixarei o RN, estarei sempre por perto”.
Com Jean-Paul na Petrobras, ganha o RN e o Governo Fátima Bezerra que contará com o apoio certo no desenvolvimento da matriz energética offshore e onshore do estado, desenvolvendo toda uma cadeia produtiva que irá gerar milhares de vagas de empregos qualificados. Uma vitória para o desenvolvimento do estado.
EQUIPE FORTE DO GOVERNO FÁTIMA REVOLUCIONA O SETOR ENERGÉTICO DO ESTADO
O setor econômico que está em constante pauta no Governo da Professora Fátima Bezerra é o setor energético, seja pelos vários acordos de cooperação ou memorandos de entendimentos assinados com empresas brasileiras e multinacionais como 3R Petroleum, Vestas, Nordexacciona, Neonergia, CIP/COP (Maior fundo de investimentos do mundo em energias renováveis), Ocean Wind, European Energy, SPIC BRASIL e outros, ou pelos projetos estratégicos em curso pelo Governo do RN que tem levado o estado a liderar a transição energética no Brasil.
O Atlas Eólico e Solar do RN, apresentado terça feira (20), evidencia as novas áreas no território do RN para a expansão de geração de energia solar e eólica onshore e offshore.
Outro projeto inovador em curso é o Porto-Indústria Verde, Fruto de uma parceria entre a SEDEC e a UFRN. Irá abrigar toda a infraestrutura de logística e operação para produção de turbinas eólicas e também a produção, armazenamento e transporte de Hidrogênio Verde. Estima-se mais de 40 mil empregos com a instalação do porto e milhões de reais arrecadados nos próximos anos com o início da operação do porto.
Há também projetos vinculados a infraestrutura de transmissão de energia para os novos parques eólicos no mar, o Programa Norte-rio-grandense de Hidrogênio Verde e a Consolidação do Hub de serviços para eólica no estado com capacidade de geração de 40 mil postos de trabalho nos próximos 5 anos.
Todos esses projetos têm como fonte a Coordenadoria de Desenvolvimento Energético sob o comando do especialista Hugo Fonseca e seu time de excelência. Hugo ganhou reconhecimento do setor elétrico e hoje é uma das pessoas mais influentes, assumindo recentemente a vice-presidência da Câmara de energias renováveis do Consócio Nordeste e a composição de conselhos ligados ao setor. Hugo Fonseca e sua equipe são a peça chave para o sucesso da Gestão da Governadora no setor.