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    Coluna 05/09/23

    Economia por Rodrigo Afonso

    05/09/2023, 10:08 Colunas
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    MALHA FERROVIÁRIA DO RN ESQUECIDA

    A governadora Fátima Bezerra foi agraciada com 45 bilhões de reais para projetos no PAC 3 do governo Lula e por incrível que pareça, nenhum valor desses recursos financeiros será aplicado na recuperação da malha ferroviária estadual que encontra-se em total estado de abandono, além do que, o estado do RN ficou fora das obras da Ferrovia Nova Transnordestina – a principal linha ferroviária da região Nordeste do país que foi concebida para promover e impulsionar o desenvolvimento econômico da região, com potencial de melhorar significativamente a infraestrutura de transporte e estimular a integração logística na área.

    Ponto negativo para o Governo que levanta a bandeira de uma nova revolução industrial no estado, mas não possui malha ferroviária funcional.

    CONSEQUÊNCIA DO ABANDONO DA MALHA FERROVIÁRIA DO RN

    O abandono da malha férrea no estado do Rio Grande do Norte tem vários impactos negativos para a região e sua economia. Alguns dos pontos negativos incluem: ineficiência logística tornando os produtos locais menos competitivos no mercado nacional e internacional com o aumento dos custos logísticos, desgaste prematuro das rodovias que já se encontram em péssimo estado, limitações para o desenvolvimento industrial com Empresas preferindo regiões com melhores opções de transporte para estabelecer suas operações, perda de oportunidades na geração de empregos diretos e indiretos na construção, operação e manutenção da infraestrutura ferroviária…

    CONSEQUÊNCIA DO ABANDONO DA MALHA FERROVIÁRIA DO RN II
    Limitações para o crescimento econômico do estado dificultando a expansão das exportações, atração de investimentos e o desenvolvimento de setores-chave da economia como a mineração e a fruticultura, além da redução da competitividade dos portos de Natal e do futuro Porto-Indústria verde de Caiçara do Norte, já que o transporte ferroviário é mais eficiente para a movimentação de grandes volumes de cargas a longas distâncias, nascendo limitado a escoar seus produtos apenas por mar e rodovias precárias, resultando na perda de negócios para outros portos regionais que têm acesso ferroviário como é o caso do Porto de Pecém no Ceará.

    INFRAESTRUTURA PARA EÓLICA OFFSHORE
    A coluna agradece o convite do Governo do Estado do RN, que por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC), em parceria com o instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis – ISR-ER realizará o lançamento dos “Estudos de Avaliação de Estratégias Locais para Suporte de Infraestrutura de Transmissão para Eólica Offshore”, amanhã (6) as 14h, no Auditório da Governadoria.

    GOVERNO DO ESTADO PREJUDICA OS MUNICÍPIOS
    Segundo o gabinete do Secretário de Estado da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, a Portaria SEI Nº 683 de 28 de agosto de 2023, que dispõe sobre a data de publicação dos índices percentuais provisórios relativos à distribuição da parcela de 25% do produto de arrecadação do ICMS pertencente aos municípios no exercício de 2024 que deveria ter sido publicado quinta feira (31/08), foi novamente adiada para até o dia 30 de setembro.

    A falta de conhecimento dos índices provisórios e as constantes prorrogações da publicação trazem dificuldades para as prefeituras se planejar para o próximo ano e de se preparar para comprovar as riquezas geradas em seu território junto a Secretaria de Tributação do Estado para ter uma melhor participação na distribuição do ICMS ou evitar uma maior perda de receita, já que o prazo é curto para contestação.

    Rodrigo Afonso
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