O PODER DOS VENTOS DO RN
O Rio Grande do Norte tem 41 cidades com parques eólicos instalados e em construção, possui 255 parques eólicos com 2.325 aerogeradores em operação. Além dessa operação em terra (onshore), o estado já conta com 10 processos de licenciamento ambiental registrado no IBAMA para produção no ambiente marítimo (offshore). Para se ter uma idéia o RN já é responsável por 30% dessa fonte renovável de energia produzida no país, segundo o Mapa de Energias Renováveis do Observatório da Indústria MAIS RN.
DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DEPENDE DO PAC
A Governadora Fátima Bezerra tem a chance de construir uma verdadeira revolução econômica e tecnológica no estado. A parceria com o Presidente Lula vem dando certo e ela conseguiu R$ 45,1 bilhões a partir do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) para o estado do RN direcionado para seis grandes eixos de desenvolvimento econômico do Estado e com previsão de conclusão do pacote de obras e projetos até o final de 2026.
Os principais projetos do governo do Estado são: duplicação da BR 304, concluir a Barragem de Oiticica em Jucururu, fazer o Ramal Apodi interligando a transposição da Paraiba para o Alto Oeste do Rio Grande do Norte, Construir e equipar o Hospital de Traumas e Neurocirurgia na Grande Natal com 350 leitos, instalar Infovia Potiguar de 900 km interligando as 2.760 escolas públicas no Estado, Minha Casa Minha Vida e o Porto-indústria verde no município de Caiçara do Norte para atender a demanda do setor eólico no mar.
Será um golaço de Fátima terminar o mandato com estas obras prontas.
VIAGEM FRUSTRADA
Um grande desrespeito ao consumidor! A 123milhas agência de viagens anunciou a suspensão temporária dos pacotes com datas flexíveis e a emissão de passagens promocionais. A linha PROMO foi suspensa temporariamente e “não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023”, disse a agência. A empresa diz que os valores serão devolvidos integralmente em “vouchers”.
INDIGNAÇÃO
Um leitor da coluna disse estar indignado porque iria fazer a primeira viagem internacional com a família, se programou com reserva paga antecipada dos hotéis e não terá direito a este reembolso, além de ter investido em vestuário para realizar o sonho da família que foi frustrado e de ser obrigado a receber o valor pago pelas passagens em “voucher”. Realmente é revoltante.
O QUE ERA CARO FICARÁ AINDA MAIS CARO
O aumento dos combustíveis pela Petrobras e pela 3R reflete diretamente nos alimentos, “haverá reajuste para os alimentos já nos próximos dias”, disse Márcio Milan, vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O aumento deve refletir primeiro no preço dos produtos hortifrutigranjeiros cujos estoques duram de dois a três dias.
Os alimentos como carnes e laticínios devem ter um aumento de preço no início de setembro. “Toda cadeia produtiva é impactada, com as altas de preços chegando até a mesa do consumidor”, completou.
BRASIL MOSTRA BRASIL
A maior feira multisetorial da região Nordeste, a Brasil Mostra Brasil, estará de volta ao Rio Grande do Norte no dia 1º de setembro e segue até o dia 10 no Centro de Convenções de Natal, que irá se transformar no maior espaço de integração econômico-empresarial, de cultura e lazer do RN. A expectativa dos organizadores é de receber mais de 80 mil pessoas, cerca de 250 empresas vão participar do evento que irá gerar em torno de 500 empregos diretos e indiretos, com a organização, montagem, exposição e vendas.