HOJE O OBSERVATÓRIO MAIS RN, DA FIERN, COMPLETA NOVE ANOS DE ATUAÇÃO
O Observatório da Indústria MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), celebra o seu nono aniversário de atuação no desenvolvimento do RN hoje (18). A ocasião será marcada por uma solenidade a ser realizada no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, com a presença de representantes do setor produtivo, do Poder Público, de instituições acadêmicas e dos parceiros do MAIS RN.
Durante o evento, serão prestadas homenagens a personalidades que colaboraram com construção do MAIS RN, incluindo uma homenagem póstuma ao ex-prefeito de Natal, Marcos Formiga, que foi o primeiro coordenador e um dos idealizadores do núcleo. Além disso, será realizado o lançamento oficial do livro que relata a trajetória do MAIS RN, elaborado pela jornalista Rosilene Pereira.
A solenidade também contará com exposições que abordarão o contexto atual do MAIS RN, bem como os principais feitos ao longo desses nove anos de atuação.
EXPORTAÇÕES DO RN DESPENCAM
O Rio Grande do Norte registrou uma queda significativa nas suas vendas externas, totalizando 266 milhões de dólares no período de seis meses. Esse valor representa uma redução de 35% em comparação ao mesmo período de 2022, quando as exportações do estado alcançaram a marca de 409 milhões de dólares. Essa variação negativa está diretamente relacionada ao comportamento das vendas de óleo combustível. Luiz Henrique Guedes, responsável técnico da CIN-FIERN, destacou: “O mesmo fuel oil que impulsionou os números das exportações do RN nos últimos anos vem, agora, com sua ausência em junho, março e fevereiro deste ano, inverter o sentido”. Para a coluna, esses dados revelam a importância de diversificar as exportações e buscar novos produtos para o comércio exterior do Rio Grande do Norte, de forma a minimizar a dependência de um único item, e promover um crescimento sustentável e resiliente no mercado internacional.
DESTINOS DAS EXPORTAÇÕES
Os principais destinos das exportações do Rio Grande do Norte, na soma de valores comercializados no primeiro semestre deste ano, foram Singapura, Estados Unidos, Países Baixos, Espanha, Reino Unido, Colômbia, Nigéria, México, Portugal e China, indicando a diversidade de mercados alcançados pelos produtos do Rio Grande do Norte. A informação integra o levantamento Balanço do Comércio Exterior do RN – 1º semestre de 2023, elaborado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (CIN-FIERN), Os dados foram obtidos através do sistema “Comex Stat”, utilizado para consultas e extração de dados do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços.
PRODUTOS POTIGUARES NO MERCADO EXTERNO
Singapura destacou-se como um dos principais destinos das exportações potiguares no primeiro semestre deste ano, com um valor total de 88,5 milhões de dólares., o principal produto foi fuel oil (óleo combustível).
Os Estados Unidos, por sua vez, foram receptores de uma variedade de produtos provenientes do RN. Durante o período de janeiro a junho, as empresas potiguares direcionaram suas exportações para peixes, produtos animais, açúcar, balas, granitos, pedras preciosas e sal, totalizando um valor de 40,9 milhões de dólares.
Os Países Baixos, Espanha e Reino Unido mantiveram a tradição de importar produtos agrícolas do estado. Melões, melancias e outras frutas foram os itens mais comercializados, com um valor próximo de 86,5 milhões de dólares.
A Colômbia, por sua vez, mostrou-se interessada em tecidos de algodão e chapas plásticas, produzidos em exportações potiguares no valor de aproximadamente 7 milhões de dólares.