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    Economia por Rodrigo Afonso

    06/06/2023, 14:00 Colunas
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    DRAGAGEM DO PORTO DE NATAL
    O Diretor-Presidente da CODERN, Nino Ubarana, tem se empenhado para tentar salvar o Porto de Natal e solicitou à Ministra Simone Tebet a inclusão de recursos na ordem de R$ 150 milhões no PPA e sua inclusão no novo PAC que será lançado pelo Governo Federal. A dragagem do Porto de Natal teve sua última obra de aprofundamento do canal de acesso e bacia de evolução realizada em 2012 para 12metros. E considerando a falta de manutenção dessa dragagem o permitido hoje pela Autoridade Marítima é de no máximo 10 metros. “Essa obra é fundamental e imprescindível para a sobrevivência do Porto de Natal, tendo em vista que a atual restrição de profundidade do Rio Potengi limita a conquista de algumas operações portuárias”, disse Ubarana.

    PORTO DE NATAL
    A coluna já vem alertando que isso não basta para a retomada econômica do Porto de Natal. Existe a necessidade de investir nas chamadas defensas na Ponte Newton Navarro, que são barreiras que protegeriam as estruturas da ponte em caso de erros em manobras de navios, de modo a suportar o impacto em caso de colisão sem danos à ponte e isso permitiria que o porto de Natal trabalhasse 24 horas por dia. Hoje o Porto de Natal opera de 7h às 17h. Isso é um impeditivo operacional grave. As empresas que vêm para cá não podem desatracar após as 17h porque a ponte não dá segurança. O que obriga a atracar no porto, perdendo tempo nas viagens e ter que pagar diária na faixa de US$ 30 mil dólares, trazendo prejuízo para as empresas.

    BRAZIL OFFSHORE WIND & POWER-TO-X 2023
    Desde ontem, segunda-feira, 05, devendo se prolongar por todo o dia desta terça-feira, 06/06, que está sendo realizado aqui em Natal, no hotel Holiday Inn, o workshop internacional “Brazil Offshore Wind & Power-to-X, 2023”. O evento é uma organização conjunta entre o grupo de pesquisa CREATION da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC-RN). Participam do evento representantes de embaixadas dos países que implementaram eólica offshore (Dinamarca, Reino Unido, Alemanha, China e Países Baixos), autoridades dos Ministérios de Minas e Energia (MME), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Meio Ambiente (MA), Portos e Aeroportos (MPA), Senadores, Deputados e especialistas internacionais e nacionais do setor eólico offshore e tecnologias Power-to-X.

    OBJETIVO
    O foco do workshop é debater e explicitar diretrizes para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial do setor eólico offshore e suas aplicações para produção de hidrogênio verde e produtos Power-to-X no Brasil e que contribuam para a sustentabilidade do planeta. Segundo o Coordenador de Desenvolvimento Energético do RN, Hugo Alexandre Meneses Fonseca “É um evento internacional de suma importância para discussão da eólica offshore e produção de hidrogênio verde além da parte regulatória. O Governo do estado esta atendo ao cenário promissor e como líder nacional em eólica onshore, o RN precisa estar preparado para o offshore, exportar energia de fontes renováveis por meio do vetor energético “hidrogênio”, Power-to-X, aço verde, amônia verde e e-metanol.”

    REDUÇÃO DO ICMS
    O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou o acordo firmado entre União e estados que prevê o repasse de R$ 26,9 bilhões para compensar perdas na arrecadação do ICMS. Com isso, o Rio Grande do Norte deverá receber R$ 270 milhões do Governo Federal como compensação e, dessa maneira, a tendência é que a alíquota modal do ICMS no estado seja reduzida. A expectativa é que RN reduza alíquota de ICMS para 18% com reflexo na diminuição do valor dos combustíveis nas bombas dos postos de gasolina.

    NATAL PARA FERNANDO DE NORONHA
    A empresa VoePass, antiga Passaredo, iniciará os voos diretos de Natal para a ilha Fernando de Noronha a partir de 5 de julho deste ano e as passagens aéreas do novo destino já estão sendo vendidas pela companhia. O turista potiguar ganha tempo e dinheiro que passa a ser mais rápido e barato por não ter que ir até Recife fazer conexão.

    Rodrigo Afonso
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