Por Rodrigo Afonso
PORTO NATAL POTENGI
A primeira audiência pública para expansão do Porto de Natal, aconteceu na Câmara Municipal. Já que o Porto da Ribeira não consegue mais atender às necessidades do estado, o CERNE (Centro de Energias Renováveis do Nordeste), através do seu representante Darlan Santos apresentou uma ideia conceitual de uma reestruturação do projeto do estuário dessa unidade portuária da capital potiguar. Para viabilizar o novo projeto, é necessário um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental que já está em curso, sendo executado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e este estudo está sendo possível graças a uma emenda da Câmara Municipal encartada dentro da regulamentação das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs).
A viabilidade da expansão e construção do Porto Natal Potengi será comprovada através deste estudo realizado por uma empresa de consultoria especializada nessa área, levando em consideração vários setores, a partir da viabilidade econômica e ambiental.
PROBLEMÁTICA
Embora o projeto seja de grande impacto para economia estadual na geração de emprego e renda com a atração de novas empresas, o projeto tem grandes desafios como a ponte Newton Navarro que limita uma futura expansão e impede o trânsito de navios de grande porte. A construção de uma terceira ponte e uma nova área para atracação de navios construído na margem esquerda do Rio Potengi nas proximidades do local onde já estão instaladas as fazendas de camarão seriam providências estratégicas, contando ainda com uma nova dragagem do rio e a desapropriação de terras para uma retroárea (áreas externas ao porto onde ocorrem atividades essenciais para o funcionamento do mesmo e fundamental para regular os fluxos no porto e de extrema importância para a competitividade). Todos esses desafios esbarram na questão ambiental que é bem delicada.
REVOLUÇÃO ECONÔMICA ESTADUAL
O estado do RN vive dias de expectativa e esperança com a possibilidade portos de grande porte que possa revolucionar a economia estadual. Enquanto Natal sonha com a possibilidade de expandir o micro porto, Caiçara do Norte e a região pode ganhar um porto novo.
O governo do estado já está próximo de concluir o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do novo Porto Verde de Caiçara do Norte, enquanto que a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) iniciou os estudos da expansão do Porto Natal Potengi na capital potiguar.
Estas possibilidades já coloca o RN como destaque no cenário nacional. Precisamos de todo o empenho da classe política estadual, pois a realização de um desses dois projetos pode desenvolver toda cadeia produtiva gerando riqueza interna e externa, pois além de escoar os produtos produzidos no território do estado como o minério, sal, petróleo, a fruticultura e a energia limpa, os produtos de outros estados também serão beneficiados com essa logística de escoação. Além do mais, irá atrair novas industrias como as de geração de energia limpa da eólica offshore e o hidrogênio verde, colocando o RN em destaque mundial.
REMUNERAÇÃO EM EURO
Você pode encontrar oportunidades para trabalhar em grandes empresas globais como, Tesla, NetFlix, Google, entre outras, no conforto da sua casa com a possibilidade de trabalhar em home office ou remotamente para ganhar em dólar e até mesmo em euros.
É só acessar o site https://remoteok.com, procurar a função de seu interesse e se inscrever nas vagas existentes.