A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebser), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), publicou os editais do seu novo concurso público, que conta com 545 vagas imediatas e cadastro reserva. São 198 vagas na área médica, 330 vagas na área assistencial e 17 vagas na área administrativa. Há oportunidades no Rio Grande do Norte.
As inscrições poderão ser realizadas no período de 12 de dezembro de 2024 a 20 de janeiro de 2025. A prova objetiva será aplicada no dia 16 de março de 2025. Os editais estão disponíveis no site da Ebserh e no site da banca organizadora. Confira clicando AQUI ou AQUI.
O novo certame é essencial para que a Ebserh siga cumprindo o compromisso de oferecer saúde, ensino e pesquisa nos hospitais universitários federais, já que diversas listas do atual concurso estão esgotadas.
As convocações do atual concurso seguirão ocorrendo até o dia 1º de março de 2025, quando o prazo de vigência terminará. Até o momento, já foram contratadas 6.153 pessoas, aproximadamente nove vezes o número de vagas do atual edital, que foi de 695 vagas.
Veja o infográfico abaixo:
Infográfico com contratações do concurso de 2023
O novo concurso tem abrangência nacional e está dividido em seis macrorregiões, segundo o mapa abaixo. A vigência é de um ano, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período. Os editais também reservam algumas vagas para públicos específicos, conforme critérios definidos por lei: 20% das vagas são para pessoas pretas e pardas (PPP), o que corresponde a 109 vagas, e 3% são para indígenas, o equivalente a 17 vagas. No caso das pessoas com deficiência, a Ebserh celebrou um acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e aumentou de 5% para 10% a quantidade de vagas reservadas para esse público, que nesse concurso equivale a 55 vagas.
No dia 9 de dezembro, a Ebserh realizou o sorteio das vagas reservadas para pessoas com deficiência, pretas e indígenas referentes ao concurso público nº 01/2024. O sorteio foi feito durante uma sessão pública, transmitida ao vivo pelo YouTube e conduzida por representantes da Comissão Organizadora do concurso e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da estatal. O objetivo foi assegurar o preenchimento das vagas reservadas por lei.
Cadastro reserva – O candidato aprovado fora do número de vagas previstas no edital não tem direito subjetivo à nomeação. No entanto, ele pode fazer parte do cadastro reserva, que permite a contratação caso surja uma vaga dentro da validade do concurso. No caso deste certame, os candidatos que estiverem no cadastro reserva farão parte de uma lista por unidade hospitalar. Caso essa lista acabe, poderão ser convocados os aprovados dentro da mesma macrorregião.
“A vaga imediata gera obrigação de contratação durante a vigência do concurso. Já o cadastro reserva torna o aprovado habilitado para uma eventual convocação conforme a necessidade institucional, podendo acontecer ou não durante a validade do concurso”, explica a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana Gouvêa.