Dois presos que escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró na quarta-feira (14) foram responsáveis por uma ação criminosa na noite da sexta-feira (16). Os fugitivos, identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, invadiram uma residência próxima à penitenciária, onde fizeram uma família refém.
Segundo informações da polícia, a dupla chegou à casa por volta das 20h e permaneceu no local até a meia-noite, se alimentando e interagindo com os moradores. Eles também levaram os celulares das vítimas antes de seguir com a fuga.
As autoridades mantêm um cerco na região para evitar a evasão dos fugitivos. Essa é a primeira fuga registrada na história da rede penitenciária federal, que abriga líderes de facções como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Deibson e Rogério têm ligações com o CV e foram transferidos para Mossoró após participarem de uma rebelião no Presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco, que resultou na morte de cinco detentos em julho de 2023.
Cerca de 300 policiais estão envolvidos nas buscas pelos fugitivos, utilizando drones e helicópteros. Até o momento, no entanto, nenhum dos criminosos foi recapturado. As autoridades trabalham com a hipótese de que eles estejam a pé num perímetro de 15 quilômetros ao redor da penitenciária.

