A draga responsável pela movimentação de areia deve chegar a Natal nesta quarta-feira (28). Na quinta-feira (29), o processo de aterramento hidráulico pode começar. De acordo com o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, a obra terá início próximo ao Hotel Serhs, na Via Costeira, e está prevista para durar cerca de três meses.
O secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, explicou que a obra será tocada pelo consórcio DTA/AJM, declarado vencedor em uma licitação no final de abril, com uma proposta de R$ 73,7 milhões. A draga que executará o serviço atualmente está em Teresina, no Piauí, e se deslocará ao RN. Na semana passada, a DTA Engenharia, começou a montagem dos tubos, após realizar o aterro de parte das áreas que vão receber os equipamentos na altura do Hotel Sehrs, na Via Costeira.
“Essa é a programação, se a draga não tiver nenhum problema de navegação de Piauí para o RN. A parte de tubulação desde a semana passada que eles trabalham nela. Eles vão engatando, soldando tubo a tubo e colocando na praia. A empresa também já começou a fazer a sinalização náutica e terrestre também”, concluiu Carlson Gomes.
O que é a engorda?
A engorda de Ponta Negra consiste no alargamento na faixa de areia da praia, com até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. A intervenção é considerada fundamental para frear o processo de erosão que atinge o Morro do Careca.
A engorda será feita a partir de uma retirada de areia submersa trazida de uma jazida em alto mar para Ponta Negra. A obra vai custar mais de R$ 73 milhões e será realizada pelo consórcio formado pelas empresas DTA e AJM.