A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), divulgou dois casos de Mpox no Rio Grande do Norte, desde janeiro até agosto de 2024. De acordo com a Sesap, os pacientes foram atendidos em Natal, um em fevereiro no Hospital Giselda Trigueiro e outro em maio, em um hospital privado.
Esses dois registros não estão relacionados à nova variante da doença, que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a reclassificar a Mpox como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional nesta semana. Até o momento, o Brasil não registrou nenhum caso dessa nova variante. O surto da nova variante, está concentrado no continente africano. Fora da África, o ele apresenta baixa transmissão.
Desde a chegada da Mpox ao Brasil em 2022, o RN contabilizou 154 casos confirmados, sem registro de óbitos. Os números de casos vêm diminuindo anualmente: 142 casos em 2022, 10 em 2023 e 2 em 2024 até agosto.
A Mpox é uma doença que era conhecida como Varíola dos Macacos. Embora o RN não enfrente um surto atual, a preocupação da Secretaria de Saúde do Estado, é que o vírus possa novamente se espalhar globalmente.