No mês de setembro de 2023, a população de Natal foi surpreendida pelo anúncio do
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT RN) sobre o início das obras de manutenção na ponte de Igapó, durante um feriadão.
Contudo, a localização do canteiro de obras diretamente sobre a ponte tem gerado sérios transtornos para mais de 400 mil habitantes da zona norte da cidade e região metropolitana.
Embora reconheçamos a importância da manutenção da ponte, questiona-se a escolha do local para o canteiro de obras, o que resulta em significativos impactos na mobilidade urbana. Isso tem aumentado os custos diários dos natalenses, especialmente daqueles obrigados a utilizar apenas a ponte Newton Navarro como alternativa.
Ademais, a interdição da BR-304 tem obrigado veículos a buscar rotas alternativas pela ponte de Igapó, pelo mato grande e pela estrada do óleo. Diante desse cenário, a prefeitura de Natal recorreu à justiça federal, solicitando a intervenção de um perito para avaliar a real necessidade de manter o canteiro de obras sobre a ponte.
O perito preliminarmente constatou que uma mudança de local poderia encarecer a obra, porém, ignora-se o impacto financeiro sobre os cidadãos, incluindo os gastos adicionais com transporte por aplicativo, táxis e motofretistas. É lamentável observar a falta de mobilização da bancada federal do estado em defesa dos interesses da população da zona norte. Enquanto o DNIT não demonstra sensibilidade em relação aos moradores, seguiremos com mais de 400 mil pessoas prejudicadas.